A Equinix anunciou sua entrada no mercado da Malásia, com planos de construir um novo data center International Business ExchangeTM localizado em Johor, chamado JH1. Com um investimento inicial de aproximadamente US?40 milhões, o JH1 está programado para iniciar as atividades no 1º trimestre de 2024, fornecendo 500 racks e 1.960 metros quadrados de espaço de colocation.
Prevê-se que a economia digital da Malásia atinja US$ 34 bilhões em valor bruto de mercadorias até 2025, com o país a caminho de alcançar uma contribuição de economia digital para o Produto Interno Bruto de pelo menos 25,5% no mesmo ano. A expansão da Equinix na Malásia abrirá oportunidades para empresas malaias em expansão internacional e para empresas multinacionais que buscam crescimento e inovação no mercado malaio.
As empresas se beneficiarão da capacidade de acelerar a sua evolução de negócios tradicionais para digitais, aumentando rapidamente a sua infraestrutura, adotando facilmente arquiteturas multicloud híbridas e se interconectando com parceiros de negócios estratégicos dentro do ecossistema da Plataforma Equinix de quase 10 mil clientes.
A expansão da Equinix na Malásia está alinhada com a iniciativa MyDIGITAL lançada pelo governo da Malásia, que visa a fornecer um modelo para o país acelerar o crescimento de produtos e serviços digitais. Datuk Onn Hafiz Ghazi, ministro-chefe de Johor, disse: "Embora a economia digital represente um catalisador para a economia da Malásia, os data centers são essenciais no apoio aos ecossistemas digitais e seu crescimento sustentado. Recebemos este investimento da Equinix, juntamente com a experiência global que ela traz para Johor, bem como as fortes experiências digitais e resultados que beneficiarão este estado e o país. Estamos ansiosos para trabalhar juntos na transformação da Malásia em uma nação de alta renda e impulsionada digitalmente na vanguarda da economia digital desta região".
Esta expansão marca a segunda incursão da Equinix na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) após os planos recentemente anunciados de expansão para a Indonésia, permitindo que a empresa atenda à demanda de infraestrutura digital essencial para o crescimento digital da região. "Estabelecer uma presença em Johor fortalece a posição de liderança da Equinix na Ásia-Pacífico dentro de um mercado estratégico como a Malásia, um dos mercados mais solicitados na região por nossos clientes globais.
Gostaria de expressar a nossa gratidão ao Digital Investment Office (DIO), Invest Johor, e Tenaga Nasional Berhad (TNB) por sua assistência e suporte. Estamos ansiosos para aprofundar a nossa colaboração por meio de expansão futura, maximizando o potencial de crescimento digital das empresas locais com experiências e resultados digitais significativos", comentou Jeremy Deutsch, presidente para a Ásia-Pacífico da Equinix.
O JH1, uma instalação de dois andares, estará localizado no Nusajaya Tech Park (NTP) em Iskandar, Johor. Fica a 15 quilômetros de Singapura, permitindo que o data center atenda à demanda extra de organizações na cidade-estado, além da demanda nacional da Malásia.
A Equinix também tem a opção de adquirir terrenos adicionais em NTP para construir uma segunda instalação, apoiando as aspirações de crescimento digital da Malásia. Empresas e multinacionais que fazem negócios na Malásia poderão acessar a Plataforma Equinix para armazenar e distribuir grandes volumes de dados e aplicações sensíveis à latência mais próximos dos usuários finais e dos mercados locais.
Mercado em rápido crescimento
Hoje, a Malásia é um dos três principais mercados de colocation na ASEAN, impulsionado pela crescente demanda e investimento de hiperescala e provedores de serviços de cloud, bem como políticas nacionais favoráveis ao crescimento digital. De acordo com a Synergy Research, espera-se que o mercado de data centers da Malásia cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de quase 10% durante 2021-2026. Isso mostra a necessidade de aumentar a capacidade de serviços digitais e de data center na Malásia.
Conforme indicado no Global Interconnection Index (GXI) 2023, as organizações estão se conectando a três vezes mais parceiros do ecossistema de negócios e mercados estratégicos, consumindo mais que o dobro da velocidade de interconexão em média nos últimos cinco trimestres que nos cinco anos anteriores.
As organizações precisam de acesso a ecossistemas que incluam empresas de rede, empresas de integração de sistemas e cloud, e clientes corporativos que possam aproveitar um serviço de plataforma completo em um alcance global. O data center da Johor fornecerá às organizações acesso a ecossistemas vibrantes compostos por mais de 2.100 redes e mais de 3 mil serviços de cloud, TI e integradores de sistemas com os quais a Equinix trabalha globalmente.
Quando aberto, o novo data center em Johor aumentará a presença global total da Equinix de mais de 245 data centers em 71 áreas metropolitanas e 32 países, fornecendo aos mais de 10 mil clientes da Equinix mais maneiras de implantar, conectar diretamente e dimensionar efetivamente a sua infraestrutura digital em uma economia em rápido crescimento. Espera-se também que apresente oportunidades para uma maior expansão em novos mercados estratégicos e segmentos de mercado na Malásia.