À medida que nos aproximamos da NRF 2025, o maior evento global de varejo, é impossível não refletir o quanto o setor continua evoluindo rapidamente. Tendo participado nos anos anteriores, percebo que a NRF se tornou um espaço de discussões que ditam tendência para o ano, focado em tecnologias que resolvem desafios reais e transformam a experiência de compra. A programação deste ano já revela temas, como foodservice, a evolução retail media, além da hiperpersonalização, e tenho certeza de que sairemos de lá com insights poderosos e uma nova percepção para o futuro e, principalmente, para o agora.
O avanço das big techs no varejo será o tema do primeiro painel do evento, trazendo questões sobre como as novas tecnologias estão transformando a forma como as empresas operam. Inovações como IA, machine learning e robótica estão revolucionando a jornada de compra, oferecendo personalização, trazendo novas soluções de pagamento, automação e agilidade nas operações. A NRF 2025 trará uma visão sobre como essas tecnologias estão redefinindo a liderança no setor e criando oportunidades para enriquecer a experiência do cliente.
Entre os temas centrais, arrisco dizer que a hiperpersonalização será uma das principais discussões de 2025. Impulsionada pela inteligência artificial, as empresas poderão oferecer experiências cada vez mais adaptadas às preferências individuais dos consumidores. Porém, a privacidade dos dados será igualmente crucial, exigindo equilíbrio entre personalização e segurança para atender a demanda por jornadas integradas e omnichannel, cada vez mais valorizadas. Alguns nomes já geram bastante expectativas, como John Furner, presidente e CEO do Walmart; Brian Cornell, CEO da Target; Tommy Hilfiger, fundador e principal designer da marca; David Solomon, chairman e CEO do Goldman Sachs e Mary Dillon, presidente e CEO da Foot Locker.
A sustentabilidade também ganhará força, com a economia circular sendo destaque em algumas temáticas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas compras, pressionando as empresas a adotar práticas mais sustentáveis, principalmente aqui no Brasil com a COP 30 sendo sediada em Belém no próximo ano. Iniciativas que integram tecnologia e sustentabilidade darão às marcas uma vantagem significativa no mercado global. Para esse tema, Michael Bush, CEO do Great Place To Work, é um dos principais nomes.
Por fim, a colaboração entre marcas e influenciadores, o marketing de influência, também será destaque na NRF. A Geração Z e a Geração Alfa estão moldando o futuro do varejo com seu comportamento focado em autenticidade, inovação e responsabilidade social. É um público que busca marcas que se alinhem com esses valores, ao passo que o CRM e os programas de fidelidade precisam se adaptar a essas expectativas. O uso de marketing digital será essencial para criar laços autênticos e atrair esses consumidores, enquanto novas tecnologias e experiências digitais se mostram fundamentais para engajar esse público. Nomes como Javier Quiñones, CEO e Chief Sustainability Officer da IKEA; Harley Finkelstein, presidente da Shopify e Artemis Patrick, presidente e CEO da Sephora North America trarão pautas relacionadas.
A NRF Big Show é mais que um espaço de aprendizado, é uma plataforma estratégica de networking, onde executivos e empreendedores trocam ideias e criam parcerias. O futuro do varejo será dinâmico, com a experiência do cliente como prioridade absoluta. No meu próximo artigo, trarei um panorama completo de como essas conversas se desdobraram na NRF 2025 e como elas podem impactar os negócios nos próximos anos. Fique de olho para conferir!
Alessandro Gil, VP da Wake.