A T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, está vivenciando um período de expansão, principalmente devido ao investimento feito para a instalação do Global Delivery Center (GDC) em Blumenau.
A Managing Director da T-Systems do Brasil, Angélica Vital, destaca que a empresa está acompanhando a evolução do mercado de transformação digital, com foco em soluções personalizadas e adaptadas às necessidades de cada cliente. A empresa destaca a importância de trabalhar com dados de forma eficiente para garantir o sucesso dos projetos de digitalização.
"Não estamos falando apenas de competitividade de custo, mas de uma mão de obra qualificada e de uma excelente formação, com muito conhecimento. O Brasil está posicionado estrategicamente, permitindo a oferta de serviços ininterruptos e a adaptação às diferentes zonas horárias", ressalta.
O portfólio do GDC de Blumenau é bastante diversificado, com destaque para soluções digitais e automotivas. A empresa já fornece serviços para clientes europeus do setor automotivo, demonstrando sua expertise na área. Além disso, a T-Systems está expandindo sua atuação no segmento de segurança cibernética, impulsionada pela crescente demanda do mercado.
"Nos últimos três anos, a demanda por serviços de segurança aumentou absurdamente", afirma Angélica. "As empresas estão cada vez mais conscientes dos riscos cibernéticos e da necessidade de investir em soluções robustas para proteger seus dados e sistemas."
"E a T-Systems tem respondido a essa demanda com o crescimento exponencial de seus serviços nessa área. A empresa oferece soluções completas de defesa cibernética, incluindo MDR (Managed Detection and Response) e workshops de conscientização para preparar as empresas para possíveis ataques.
"O mercado acordou para a importância dos investimentos em segurança. Sofrer um ataque cibernético é um trauma não apenas técnico, mas também psicológico para as empresas", diz a executiva.
Para atender à crescente demanda por profissionais de tecnologia, a T-Systems investe em programas de formação como a TI Academy, que oferece treinamento gratuito em diversas áreas, como Java, cloud e cibersegurança. A empresa também busca ativamente por talentos no mercado e conta com uma equipe global para atender às necessidades dos clientes.
ERP
A T-Systems também está acompanhando de perto a transformação do ERP da SAP, com a migração para o S/4HANA e o RISE with SAP. A empresa oferece soluções completas para auxiliar seus clientes nessa jornada, aproveitando sua vasta experiência no ecossistema SAP.
Com mais de 20 projetos S/4 HANA implementados e um forte foco na migração RISE, a empresa está acelerando seu crescimento em segmentos estratégicos como automotivo, manufatura, petróleo, gás, e serviços financeiros.
A empresa oferece uma gama de soluções de migração, desde a abordagem brownfield rápida para aqueles que buscam resultados rápidos até projetos greenfield mais abrangentes para organizações que visam uma transformação completa. "A chave é entender as necessidades específicas do cliente e adaptar a solução de acordo", explicou a executiva.
Crescimento
Para os próximos anos, a T-Systems Brasil prevê um crescimento contínuo, impulsionado por soluções inovadoras como o Magenta Cloud Intelligence e a expansão em segmentos como automotivo, manufatura, oil & gas e serviços financeiros. A empresa também planeja investir em novas tecnologias, como a inteligência artificial generativa, e fortalecer sua presença no mercado brasileiro. "O Brasil é um país com grande potencial e a T-Systems está preparada para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece", afirma.
Além disso, a sustentabilidade é um pilar fundamental nas estratégias da T-Systems. A empresa possui metas ambiciosas de redução de emissões de carbono e utilização de energia renovável, alinhadas com os objetivos do grupo Deutsche Telekom.
"Além disso, a gente está buscando também melhorar o nosso ratio de diversidade dentro da empresa, e entre os colaboradores que precisamos formar. Então, você também vai ouvir falar dos nossos programas de diversidade para o próximo ano.", finaliza Angélica.