Nos últimos anos houve um crescente interesse empresarial em apoiar iniciativas de sustentabilidade ambiental. Por isso, a Oracle oferece soluções tecnológicas às empresas para que melhor se adaptem às mudanças socioeconômicas e aos desafios ambientais, já contemplados por novas regulamentações governamentais, relacionadas à proteção do meio ambiente.
Ao adotar uma postura ambientalista, apoiada por ferramentas de TI mais ecológicas, além de reforçar a imagem da marca, reduzir custos e riscos, as empresas podem ainda incrementar sua produtividade e rentabilidade, com menos desperdício e contaminação. A cada ano, a Oracle desenvolve e adquire produtos de software, que promovem a adoção das melhores práticas de negócio e metodologias da operação orientadas para respeitar o meio ambiente.
Além disso, a filosofia em prol da ecologia desenvolvida pela Oracle estimula as empresas a utilizarem a energia de maneira eficiente, com diminução do impacto ambiental e maior conservação dos recursos naturais por meio de esforços para a redução do consumo desnecessário de energia e de papel.
Casos de sucesso
Grupo Lwart, Brasil- fundado há mais de 30 anos, com a matriz em São Paulo, a empresa privada é um conglomerado industrial cuja operação sustentável oferecem soluções e produtos para o dia a dia. As empresas do grupo operam nas áreas de refinamento de óleo de motores usados, produção e manufatura de produtos resistentes à água, isolamentos termoacústico e pavimentação. O Grupo Lwart precisava melhorar a gestão de manutenção preventiva da frota de veículos da empresa, responsável pela coleta de óleos lubrificantes usados de todo o País. A coleta de óleos lubrificantes usados evita que esse resíduo seja despejado de maneira indevida, danificando o meio ambiente. Além disso, a empresa precisava ainda garantir a segurança aos motoristas, ao mesmo tempo em que deveria assegurar o cumprimento das legislações governamentais relacionadas ao transporte de produtos de risco. Com o JD Edwards EnterpriseOne Manufacturing e JD Edwards EnterpriseOne Demand Flow Manufacturing, a empresa melhorou a administração e manutenção periódicas preventivas da frota veicular, assegurando que a emissão de gases esteja dentro dos parâmetros permitidos, o que assegurou o cumprimento das regulamentações governamentais sobre o meio ambiente.
Agência Nacional de Águas (ANA), Brasil – criada em julho de 2000, a agência dedica-se a implementar, coordenar e fazer cumprir as políticas governamentais relacionadas aos recursos hidráulicos e ao acesso regular da água, promovendo o uso sustentável em benefício das gerações – atuais e futuras. A ANA precisava implementar uma infraestrutura unificada de aplicativos da Oracle, que permitisse consolidar os dados de 4.633 estações, que medem o nível fluvial e de evaporação da água, assim como receber e tabular dados on-line relacionados ao acompanhamento de 2.176 rios. Isto além de arquivar grandes volumes de dados e centralizar as informações produzidas pelo Estado, eliminando gargalos, provocados pelo armazenamento excessivo de dados cartográficos e imagens de satélites relacionados à política nacional de meio ambiente. A agência também precisava ampliar a visibilidade da informação para outras agências e entidades responsáveis pela tomada de decisões.
Com a ajuda do Oracle Database Enterprise Edition criou-se um banco de dados referencial, o que automatizou o acompanhamento das estações e facilitou a realização de novos estudos hidrológicos, bem como o acompanhamento eficiente dos níveis das águas em todo o País. Com a utilização do Oracle Spacial para integrar, tabular e mapear dados relacionados aos níveis de água nos reservatórios e garantir a utilização eficiente da água, a ANA teve facilitada sua tomada de decisões. A adoção das ferramentas Oracle também possibilitou desenvolver modelos de previsão e alertas, úteis para avisar as autoridades de possíveis inundações e secas. A implementação do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition permitiu obter dados de análise em tempo real, melhorando a gestão de acompanhamento das estações e das reservas de maneira eficiente, o que facilitou a publicação de conteúdos on-line com acesso grátis para engenheiros de projetos, científicos, entre outros usuários.
- Sustentabilidade