Pela segunda vez, o navegador do Google, o Chrome, atingiu uma fatia de mercado superior ao Firefox, da Fundação Mozilla, que ocupava a segunda posição no ranking mundial dos browsers de internet, de acordo com levantamento da empresa StatCounter. Segundo a análise, a participação do Firefox caiu a 25,27% em dezembro. O Chrome, por sua vez, aumentou a sua cota de mercado de 14,85%, em janeiro de 2011, para 27,27% em dezembro, ou seja, quase o dobrou o número de usuários. Em janeiro do ano passado, o navegador da Mozilla desfrutava de uma posição tranquila, quando possuía quase 16 pontos percentuais à frente do browser do Google.
Já o browser da Microsoft, o Internet Explorer, perdeu participação. A sua fatia de mercado de 46,94%, em janeiro de 2001, para 38,65% em dezembro. Esse recuo não foi suficiente, no entanto, para lhe tirar a primeira posição no ranking dos navegadores de internet.
Na América do Sul, o crescimento do Chrome foi ainda mais espetacular. O navegador do Google passou de 21,69% de market share, em janeiro de 2011, para 42,37% em dezembro, o que o fez saltar da terceira para a primeira posição no ranking, no período de setembro a outubro.