A Apple continua dominando o mercado de aplicativos para dispositivos móveis, de acordo com pesquisa divulgada pela ABI Research. Em segundo lugar está o Google, com o sistema operacional Android, seguido pela Microsoft. De acordo com dados da consultoria, os downloads de aplicativos chegaram a 43,6 bilhões em todo o mundo no ano passado.
Para classificar os líderes desse mercado, a ABI avaliou quesitos como implementação e inovação. Em termos de implementação, a Apple está em primeiro lugar, na frente do Google e da Research In Motion (RIM). A Microsoft superou, porém, a fabricante do iPhone no quesito inovação, deixando o Google em terceiro lugar.
O relatório destaca, ainda, que a consultoria ficou particularmente impressionada com a nova abordagem da Microsoft em aplicativos, assim como a usabilidade geral da loja do Windows Phone. Ainda assim, no geral, a Apple lidera o pacote com nota 80 (no total de 100 possíveis), enquanto o Android recebeu nota 72,2 e a Microsoft, 63,9.
De acordo com o analista sênior da ABI, Aapo Markkanen, embora a Apple tenha feito um grande trabalho tornando a App Store, desde o início, numa distribuidora de aplicativos, a fabricante do iPhone deve realmente começar a repensar a maneira de apresentar e classificar seus principais softwares. "A Microsoft deve ser elogiada por sua iniciativa de estender seu algoritmo de classificação além dos números de download, incluindo os fatores que podem realmente medir a satisfação e retenção de clientes", destaca.
O blog TechCrunch teve acesso ao número de aplicativos encontrados nas lojas dos líderes de mercado. A App Store, da Apple, possui 200 mil softwares. O número é baixo na comparação com os mais de 600 mil hospedados na loja do Android, Google Play.