Em meio à competição acirrada e à crescente demanda por conectividade de alta velocidade no Brasil, a Ibi – Internet Brasileira Incrível – registrou crescimento de 14% do faturamento anual de R$ 60 milhões. Contribuíram para o bom desempenho, segundo a empresa, o investimento em estratégias para retenção de base e ampliação de ARPU, a receita média por usuário, o fortalecimento do canal B2B e o saldo líquido positivo de novos contratos.
A empresa – que atua no Vale do Rio Doce e no Vale do Aço -, em Minas Gerais, e que prepara expansão para outras regiões do estado, investiu mais R$ 10 milhões no crescimento de sua rede própria de internet em fibra ótica que interliga Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e mais de R$ 800 mil em novas tecnologias e sistemas para transformação digital e automações de processos.
Entre outros investimentos, também fez aporte de cerca de R$ 700 mil em governança corporativa e R$ 100 mil em marketing para mudança da marca, que passou da antiga IBI Telecom para a atual Ibi – Internet Brasileira Incrível.
Para a empresa, o mercado, em 2023, foi mais competitivo, com a participação de muitos players e grandes operadoras, que entraram na disputa por preço baixo. Entre os principais desafios enfrentados durante o ano, Matias citou a busca por parceiros de vendas qualificados para expansão de canais, a falta de mão-de-obra qualificada, a manutenção da capacidade de caixa para investimentos alavancados que o mercado de telecomunicações exige e a implementação da governança e estruturação organizacional.
Conquistas
Em contrapartida, as conquistas da Ibi foram muitas. De acordo com o CEO, o número de clientes superou a marca de 50 mil, houve crescimento de 100% na capacidade de tráfego com a implantação do novo anel ótico, saindo de 100 gigabit/s para 200 gigabit/s e redução do número de cancelamentos, o chamado churn, de 2,10% em 2022 para 1,95% em 2023.
Em relação a 2024, o provedor tem muitas metas, dentre elas o prosseguimento do plano de expansão do B2B especializado, com a venda de link dedicado e intranet para médias e grandes empresas que buscam maior performance. Além disso, haverá lançamento de pacotes de internet e produtos para o varejo como pacotes com Globoplay, novas velocidades residenciais até2 giga e corporativas até 10 giga.