Após o boom da inteligência artificial generativa, os próximos meses prometem um avanço, cada vez mais acelerado, no desenvolvimento e utilização dos chamados agentes de IA. Esses softwares, equipados com IA, memória e ferramentas, são capazes de realizar tarefas complexas que envolvem várias etapas. Mais do que simplesmente criar respostas e gerar conteúdo a partir de comandos, os agentes de IA têm a capacidade de tomar decisões, desde resolver dúvidas de clientes até analisar sites e propor ações corretivas. É como ter seu próprio assistente de bolso, somente para você, altamente eficiente ou uma versão aprimorada da voz da consciência, sempre à disposição.
Além disso, os agentes de IA podem ser integrados a outros sistemas, ampliando sua atuação para diferentes níveis de complexidade. Suas funcionalidades incluem desde automação de processos de análise competitiva até a geração de imagens com alta precisão. Um exemplo interessante é o uso desses agentes para rastrear atividades de empresas concorrentes, realizar análises mais detalhadas e fornecer insights estratégicos sobre o mercado, que podem ser usados especificamente para marketing e vendas.
A adaptabilidade dos agentes de IA é um dos seus maiores trunfos. Eles podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de empresas de diferentes setores, transformando-se em ferramentas valiosas tanto para equipes quanto para a tomada de decisão organizacional. Esses agentes não apenas auxiliam os humanos em suas tarefas, mas também assumem responsabilidades de maneira autônoma, criando uma força de trabalho híbrida, onde humanos e máquinas trabalham lado a lado. Embora o pensamento crítico e a criatividade humana sejam insubstituíveis, é inegável o impacto que o raciocínio dessas ferramentas pode ter no mundo corporativo.
São inúmeras funções e tarefas, que podem ser adequadas à realidade das empresas. Mas um dos maiores impactos dessa tecnologia é a possibilidade de ser usada não somente para trabalhar com humanos, mas para nós. Os agentes de IA têm o potencial de se tornar verdadeiros colegas de time, tornando a força de trabalho das companhias cada vez mais híbrida, com acesso a essas ferramentas que podem ser desenvolvidas para uma infinidade de fins.
Anos atrás, uma das maiores inovações da Apple, que revolucionou a maneira como interagimos com a tecnologia no cotidiano, foi a criação da App Store, sob o slogan "There's an app for that" ("Há um aplicativo para isso").
Assim como os aplicativos transformaram completamente a rotina e a relação com os smartphones, agora os agentes de IA têm o potencial de se tornar indispensáveis no dia a dia. A era dos agentes de IA chegou e são os novos apps, e sua presença promete moldar o futuro do trabalho e das interações tecnológicas. Em breve, veremos mais agentes trabalhando para empresas e pessoas para os mais variados usos.
Camilo Clavijo, Vice Presidente de Vendas da HubSpot LatAm.