Quando a Inteligência Artificial surgiu, vários foram os questionamentos sobre suas mudanças e impactos na sociedade. Hoje, ela já não é mais vista como uma tendência: está presente no dia a dia dos profissionais, sendo capaz de transformar diferentes áreas de trabalho, especialmente a comercial.
O relatório 'Futuro dos Profissionais', realizado pela consultoria Thomson Reuters (2024), concluiu que 93% dos profissionais estão entusiasmados com os benefícios que a IA pode trazer, como ganhos de eficiência, tempo e formas de agregar valor ao negócio. Além disso, o estudo prevê que mais da metade (56%) de todos os trabalhos deverão incorporar ferramentas de IA em cinco anos.
É fato que a Inteligência Artificial tem a capacidade de realizar um grande volume de tarefas em pouco tempo, mas isso não é um indicativo que ela vai ocupar o lugar das pessoas no ambiente de trabalho. A percepção analítica e as ações humanizadas ainda são fundamentais, principalmente em áreas onde a interação com o público se faz necessária, como comunicação e vendas.
Enquanto o ser humano utiliza seu conhecimento e potencial para ser ainda mais estratégico e criativo em suas profissões, a IA pode realizar trabalhos operacionais e repetitivos.
O já citado estudo da Thomson Reuters ainda revela que os profissionais preveem que as novas tecnologias baseadas em IA permitirão uma economia média de quatro horas por semana já em 2025, o equivalente a uma estimativa de 200 horas de atividades profissionais. Quanto mais se agiliza essas tarefas, mais sobra tempo para atuar de forma estratégica no trabalho, além de possibilitar foco no bem-estar e lazer fora dele, algo que tem sido muito buscado atualmente.
Sai o operacional, entra o foco no cliente
A área de vendas de qualquer empresa atua com dois grandes objetivos: vender e construir relacionamento com os clientes. Com a concorrência, as pessoas têm buscado marcas que entregam qualidade, realizam um atendimento humanizado e valorizam seus consumidores.
Por esse motivo, a Inteligência Artificial pode tornar-se a principal aliada nessa jornada, ao utilizar recursos aplicados na criação de textos personalizados que tornam a prospecção de clientes mais eficiente, por exemplo, ou na análise rápida da jornada de vendas de determinado lead, que é um potencial cliente.
Além disso, as ferramentas de voz já podem ser utilizadas para registrar automaticamente as informações em sistemas de CRM durante as interações, possibilitando o rápido acesso aos dados ou relatórios, o que permite identificar pontos de melhoria no treinamento, aprimorando o desempenho comercial. Esses avanços já são amplamente utilizados na área de vendas do iFood Benefícios e garantem que a equipe se concentre no que realmente importa para a empresa: vender e se relacionar estrategicamente com o cliente.
A alta capacidade de processar grandes volumes de dados de forma rápida – algo impossível de ser feito manualmente – fez com que a plataforma Salesforce, também utilizada pelo iFood Benefícios, integrasse a Inteligência Artificial em seus sistemas para ajudar as equipes de vendas na identificação de oportunidades e priorização de leads com maior probabilidade de conversão, além de anteciparem o comportamento dos clientes.
Sistemas como o Salesforce Einstein ou o Dynamics 365 da Microsoft analisam esses dados e dizem exatamente quem está pronto para comprar, o que cada um está procurando e qual a melhor abordagem.
Outro ponto fundamental é a resolução de problemas no curto prazo, pois integrar essa tarefa a uma IA significa ter uma interface mais intuitiva e, consequentemente, um serviço mais rápido e eficiente. Assistentes virtuais ajudam com a resolução de problemas em tempo real, melhorando a experiência do usuário e fortalecendo a lealdade à marca.
Grandes empresas já implementaram assistentes virtuais para atender seus consumidores de forma rápida e eficiente, proporcionando uma experiência personalizada e aumento nas taxas de satisfação, como a Lu do Magalu.
Apesar de inúmeros benefícios, é fundamental pontuar os desafios e considerações éticas associados ao uso da IA. Questões como privacidade de dados e transparência nos algoritmos devem ser cuidadosamente gerenciadas para garantir o uso responsável da tecnologia. Regulamentações como a LGPD no Brasil e o GDPR na Europa reforçam a importância do uso ético da tecnologia, o que aumenta a confiança do consumidor.
A Inteligência Artificial não veio para substituir os profissionais, mas, sim, para potencializar suas habilidades. Com ela, é possível focar no que realmente importa: criar relações mais fortes com os clientes, entregar valor e alcançar metas com mais facilidade.
Daniela Zylberkan, Head de Growth e Marketing do iFood Benefícios.