A Oracle divulgou nesta sexta-feira (3/2) que as vendas de licenças de software de aplicativos cresceram 53% na América Latina no primeiro semestre do seu ano fiscal de 2006 (compreendido entre junho e novembro de 2005) em relação ao mesmo período do ano anterior. Novos negócios representam 40% deste crescimento.
O sucesso, segundo a empresa, é resultado da aquisição de empresas de aplicativos ao longo do ano, como Peoplesoft e a JD Edwards. Com a integração das empresas, a Oracle atingiu a marca de 2,4 mil clientes em aplicativos na América Latina e alcançou maior massa crítica e verticalização em indústrias-chave. Já com a compra da Retek, ProfitLogic, G-Log e i-flex ? também no ano passado ? a Oracle pode trazer mais ofertas para as indústrias de manufatura, varejo, educação universitária e serviços financeiros.
De acordo com a IDC, a taxa de crescimento do mercado de tecnologia da informação (TI) da América Latina é uma das mais altas do mundo, registrando 6,9% de aumento ao ano. Apesar dos investimentos em equipamentos continuarem altos, todas as projeções indicam que, no médio prazo, o peso desses produtos tende a diminuir, enquanto que o de serviços e aplicativos deve crescer.
A expectativa é de que os serviços cheguem a representar 37,4% (em comparação a 31,4% registrado em 2004) do total de TI e que o software alcance 17,5% (quando em 2004 era 16,3%). Esse movimento pôde ser percebido pela Oracle: na primeira metade do ano fiscal de 2006, 55 empresas somaram-se à sua base instalada na América Latina.
Segundo o vice-presidente de aplicativos na América Latina, Javier Cordero, a Oracle já é hoje o segundo fornecedor de aplicativos na região, com 16% do mercado. ?Nossos clientes têm motivos para ter a certeza de que o benefício de ter escolhido a Oracle será de longo prazo; o mesmo vale para os clientes que trabalhavam com as empresas adquiridas pela Oracle?, acrescenta.
Em relação à sua política de desenvolvimento, a Oracle quer assegurar que as novas versões de aplicativos, além de oferecer serviços cada vez mais eficientes e integrados, sejam plenamente compatíveis com a linha de produtos já instalada em sua base de clientes.
Segundo Cordeiro, é importante frisar que a empresa assume formalmente o compromisso de oferecer suporte técnico e acesso a atualizações para todas as linhas de produtos, durante todo o período da licença, segundo a sua política de suporte.