A VeriSign divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre e o consolidado do ano fiscal de 2005, encerrados em 31 de dezembro. A empresa registrou faturamento de US$ 401 milhões no período, sendo que com base nos critérios US GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos), o lucro líquido da companhia foi de US$ 271 milhões, ou US$ 1,06 por ação diluída.
No ano, a VeriSign registrou faturamento total de US$ 1,66 bilhão, 42% a mais do que o registrado em 2004. Em uma base US GAAP, a companhia teve um lucro líquido de US$ 406 milhões, com lucro por ação diluída de US$1,54 no ano.
?Nossos resultados do quarto trimestre e em 2005 marcaram um ano sólido, ressaltado pela execução estratégica e forte crescimento nas receitas?, disse Stratton Sclavos, presidente e CEO da VeriSign. ?Em 2006, acreditamos que a VeriSign está bem posicionada para cumprir a missão de permitir e proteger interações mundiais via voz e dados, à medida que os segmentos de comunicação e comércio continuam se modificando.?
Na avaliação de Dana Evan, CFO da VeriSign, embora a unidade de conteúdo móvel continue a ser um desafio, a empresa teve desempenho satisfatório no quarto trimestre e em 2005, particularmente em relação ao fluxo de caixa operacional, que atingiu o recorde de US$ 141 milhões no quarto trimestre e US$ 480 milhões no ano.
No quarto trimestre, a VeriSign concluiu a venda de sua unidade de gateway de pagamento para a PayPal, uma empresa eBay, por US$ 370 milhões em dinheiro. A companhia também vai fornecer à eBay e à PayPal um pacote de serviços de segurança que inclui a implementação de autenticação em dois fatores, um sistema de segurança que dá aos clientes um certificado digital ou senha de única vez para ajudar a proteger contra roubo de identidade on-line. Sob o acordo de tecnologia de segurança de três anos, a eBay vai comprar até 1 milhão de tokens de autenticação em dois fatores.
A unidade de Serviços de Nomeação e Diretório da VeriSign (VNDS, na sigla em inglês) passou a se chamar VeriSign Serviços de Informação (VIS) para enfatizar e abordar sua participação em novas áreas de negócios. Segundo a empresa, o novo nome descreve com maior precisão o foco mais abrangente da unidade em fornecer informação em tempo real e que possibilita interações entre rede inteligentes.
As aquisições durante o ano da R4 Global Systems e da Retail Solutions International ampliaram as operações da unidade para serviços de supply chain, bem como as aquisições da Moreover e da Weblogs posicionaram a VeriSign na área de serviços de publicação em tempo real.
Também durante o quarto trimestre de 2005, a unidade de Serviços de Comunicação VeriSign (VCS) anunciou o lançamento de uma nova campanha da marca Jamster nos Estados Unidos e no Reino Unido, dentro da estratégia de lançamento global da marca Jamba/Jamster. A nova campanha foi lançada com um novo logo do Jamster, planos de assinatura simplificados, publicidade e um website do Jamster reprojetado de modo a facilitar a navegação para os consumidores.
Agora em janeiro, a VeriSign concluiu a aquisição da CallVision, fornecedora líder de aplicações de análise de chamadas on-line por US$ 30 milhões. A compra possibilitará que a unidade VCS forneça aplicações convergidas de apresentação eletrônica de fatura, pagamento e auto-atendimento do cliente a operadoras móveis, operadoras Tier 1, empresas de banda larga e operadoras de redes móveis virtuais (MVNOs). Além disso, no mesmo mês a VeriSign concluiu a aquisição da Soltrus, revenda de serviços sediada em Toronto, Canadá, por aproximadamente US$ 11 milhões em dinheiro.