Aplicações com baixo desempenho resultam em rentabilidade menor, aponta estudo

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A relação entre desempenho das aplicações e rentabilidade deve ser considerada seriamente pelos tomadores de decisão na hora de realizarem os investimentos. De acordo com uma pesquisa encomendada à Forrester Consulting pela Compware, 64% dos executivos ouvidos em várias parte do mundo acreditam em perdas financeiras significativas para suas organizações, resultantes de aplicações com baixo desempenho.
O levantamento apontou que, apesar desse fator, a TI ainda utiliza-se de soluções reativas e de alto custo para "combater incêndios" no gerenciamento do desempenho das aplicações (APM).
O relatório revela que 47% reclamam da baixa performance das aplicações mesmo quando as ferramentas de monitoramento detectam tudo o que está no radar, enquanto que 64% das dificuldades não são descobertas até que os usuários finais acessem a central de atendimento.
Ainda segundo o estudo, quando os problemas com o desempenho das aplicações aparecem, 55% das organizações de TI disponibilizam seis ou mais pessoas para detectar, diagnosticar e resolver as questões. Além disso, 58% identificaram a complexidade crescente das aplicações como o maior desafio das empresas.
A Forrester Consulting acredita que esse fator aumentará com a introdução de soluções baseadas em arquitetura orientada a serviços (SOA) e virtualização. Conforme os resultados, somente as ferramentas tradicionais de monitoramento não conseguem ser eficazes na identificação e na resolução proativa desses problemas.
No estudo, a Forrester afirma que, "as organizações de TI não investem em ferramentas de gerenciamento de aplicações que consolidam dados, incluindo a multiplicidade de soluções que funcionam em paralelo. Dessa forma, não serão capazes de entregar um serviço orientado ao negócio para os seus clientes".
Para conseguir superar os desafios, a consultoria recomenda uma abordagem que busque um entendimento integral para APM, incluindo terceirização, que ajudará as companhias a entenderem os serviços sob uma perspectiva de negócios. Além disso, considera que o monitoramento da experiência dos usuários finais é o aspecto mais importante para solucionar esse desafio.

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