O índice de confiança do consumidor brasileiro no comércio eletrônico bateu recorde em dezembro. Segundo levantamento da empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, feito em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS) e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), 86% dos brasileiros se declararam satisfeitos com suas compras feitas pela internet no mês, o que representa um aumento de 28% no índice em relação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado do ano, o índice de confiança do consumidor brasileiro nas compras on-line foi de 86,3%, sendo que o mês de menor confiança foi fevereiro (85,59%) e o que mais teve respostas positivas à pesquisa foi agosto (87,29%). Durante o ano, foram computadas 1,4 milhão de respostas, das quais mais de 150 mil foram entregues somente em dezembro.
Para o coordenador do MIS, Djalma Andrade, o levantamento mostra a consolidação de um mercado, que apresentou índices de satisfação maior que os registrados em países onde essa forma de vendas é muito mais comum, como nos Estados Unidos.
O diretor da Câmara-e.net, Gerson Rolim, acredita que "levando em conta toda a complexidade das compras pela internet, principalmente num país de dimensões continentais como o Brasil, seria difícil chegar a índices de satisfação acima de 80%. Ter conseguido ultrapassar os 85% foi um marco na eficiência do segmento".
- Comércio eletrônico