Estoque mundial de endereços IP está esgotado, informa Icann

0

A Icann, organização responsável pela distribuição dos endereços de internet, anunciou nesta quinta-feira, 3, que o estoque de endereços IPv4 disponíveis para órgãos regionais se esgotou – os IPs são "números" que permitem que os usuários possam se conectar a internet. Com o exaurimento, todos os novos registros de endereços na web devem ser feitos dentro da nova versão, o IPv6.
O fim do estoque do IPv4 não significa, porém, que não é mais possível registrar novos sites na internet. Os endereços de web são armazenados e redistribuídos pela Iana, entidade controlada pela Icann, e repassados, em blocos, às entidades regionais responsáveis pela administração desses endereços. Ou seja, cada região do mundo ainda tem um pequeno estoque de endereços em IPv4 livres.
No caso do Brasil, segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela distribuição de endereços no país, a previsão é que os estoques durem até 2012. No entanto, tanto o órgão brasileiro como a Icann aconselham que provedores de conteúdo e de acesso iniciem a transição para o IPv6.
O presidente da Icann, Rod Beckstron, o esgotamento marca um momento de transformação na evolução da internet e torna a adoção do IPv6 "prioridade suprema". O IPv6 permite que sejam registrados números infinitamente maiores do que o IPv4. Segundo cálculos do NIC.br, a versão quatro suportou cerca de 4 bilhões de endereços IP, enquanto a nova versão deve alcançar a marca, por enquanto hipotética, de 340 decilhões de endereços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.