Ao trocar o chip do iPhone, o aparelho copia as informações pessoais armazenadas e realiza uma cópia da conta do serviço de mensagens instantâneas do sistema operacional iOS, o iMessage. Com isso, dados pessoais do usuário continuam sendo transmitidos para todos os aparelhos nos lugares onde o cartão SIM um dia já foi utilizado, caso o smartphone não esteja equipado com um cartão substituto.
A falha foi descoberta pelo blog de tecnologia Gizmodo, que teve acesso a um aparelho levado para manutenção em uma Apple Store. O funcionário utilizou seu chip pessoal para consertar o smartphone e, com isso, transferiu as informações de sua conta para o cliente. Ao chegar em casa, o cliente passou a receber as mensagens, fotos e informações do empregado.
Isso acontece porque o serviço conta com uma sincronização dos dispositivos móveis. A conta do iMessage é vinculada ao número do celular do usuário. O problema, neste caso, foi que o dono do iPhone era uma criança e o funcionário trocava mensagens e fotos com conteúdo adulto.
Em nota, a Apple disse estar ciente do caso, mas não assumiu o erro. O iMessage copia os dados do usuário para o aparelho para possibilitar acesso a mensagens por meio de diversos dispositivos. Segundo a empresa, o equívoco foi do funcionário, pois suas lojas possuem um cartão SIM para testes que deveriam ser utilizados nesta ocasião. A empresa assume que a troca de chips no iPhone não é uma prática comum entre usuários do aparelho, logo, é inofensiva.
O episódio chama atenção porque, caso um aparelho seja roubado, as mensagens e informações podem ser transmitidas para o criminoso se o usuário não tomar as providências necessárias. A Apple orientou entrar em contato com a operadora para desativar o cartão SIM, ativar outro chip com o mesmo número ou modificar a senha de seu usuário, chamado Apple ID.