A área de TI vem passando por uma transformação maior que a própria tecnologia que ela suporta, novos perfis de profissionais, maneiras diferentes de pensar, utilização de equipamento próprios dentro das organizações (BYOD – Bring Your Own Device) e talvez o maior desafio de todos, ser obrigada a sair do seu próprio mundo se deparar com o mundo real dos negócios e aprender a interagir com ele.
Na era digital, a invasão das tecnologias está mudando diariamente a vida das pessoas, seja no modo de agir, seja na maneira de se comunicar, o cuidado com o uso de mídias e plataformas digitais é tarefa obrigatória para quem deseja, atingir seu público.
As transformações tecnológicas e culturais mudaram o fluxo do conteúdo, a participação colaborativa dos usuários transformou as relações do poder sobre a informação.
Muitas empresas ainda não sabem como tratar a cultura do gratuito na internet o que modificou completamente a evolução das pessoas e, principalmente, das empresas. Hoje, existe uma economia gigantesca baseada no conceito de gratuidade, impulsionada pelas comodidades trazidas pela internet, seja para facilitar divulgações, seja no acesso à informação.
A alta disponibilidade de conteúdos e troca de mensagem instantânea leva metade da população mundial a passar mais tempo conectada do que desconectada.
TI Bimodal
Conceitualmente TI Bimodal seria dividir a área de TI em duas, uma que é chamada de empresarial que seria responsável por entregar serviços de TI eficientes, com altos níveis de excelência e confiabilidade e uma outra apelidada de TI oportunista que estaria pronta para aproveitar novas oportunidades ligadas a criação de novos modelos de negócio e responsável por suportar um ambiente de negócio ágil e flexível.
Nesse novo modelo o principal executivo da área de TI o CIO irá trabalhar com executivos de negócios e com o financeiro a fim de garantir que a contribuição de TI seja incorporada desde no planejamento estratégico e nos processos de planejamento de orçamento das corporações.
Esse novo modelo é o oposto ao que acontecia no passado onde o uso de TI para suportar os negócios vinham depois das iniciativas estratégicas para o período seguinte aos projetadas e sancionadas pela alta gerência.
Atualmente TI deixou de ser suporte para ser uma ferramenta de criação de negócios, essa perspectiva mais ampla e inclusiva, faz mais sentido falar sobre gastos relativos a TI em toda e qualquer iniciativa de negócio e seu respectivo orçamento. Assim o CIO tem o desafio de adotar um perfil mais relevante e se dedicar em oportunidades para influenciar as decisões de TI nos orçamentos de negócios da empresa.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.