A IBM anunciou nesta quarta-feira, 3, a compra da agência digital alemã Ecx.io. Sem revelar o valor da transação, a companhia disse que vai absorver todos os cerca de 200 funcionários da agência. Esta é a terceira aquisição feita pela IBM de uma empresa de publicidade e design digital em menos duas semanas. Nesta terça-feira, 2, ela já havia adquirido outra agência alemã, a Aperto, empresa com mais de 300 empregados que tem em carteira clientes como a Airbus, Volkswagen e Siemens. Na semana passada, comprou a Resource/Ammirati, agência digital fundada em 1981 e que teve a Apple como seu primeiro cliente.
A Resource/Ammirati ganhou destaque em 1999 com o webcast da marca de moda Victoria Secret durante o Super Bowl, o maior evento esportivo do calendário americano. A partir daí, ela passou a fazer projetos de publicidade e marketing para empresas como a Birchbox, DSW, Nationwide, Nestlé, Sherwin Williams, Toys "R"Us, entre outras. Também sem revelar o valor da transação, a IBM vai absorver os cerca de 300 funcionários. Em 2014, a Resource/Ammirati contabilizou receita de US$ 75 milhões, segundo o site Columbus Business First.
As três empresas serão incorporadas à unidade IBM iX, que passará a ter 10 mil empregados espalhados por 25 escritórios em todo o mundo. Com isso, segundo a IBM, a iX se torna a maior agência digital do mundo.
A CEO Ginni Rometty vem tentando reformular o negócio para tornar a IBM uma fornecedora de computação em nuvem e de tecnologia de análise de dados, bem como mudar seu foco para software e serviços diante do recuo no mercado de hardware. Mas, desde que assumiu o cargo, em 2012, ela tem buscado o crescimento das vendas sem sucesso, o que tem gerado críticas por parte de alguns acionistas da companhia.