A Tecnosulfur, empresa do Grupo SKW, sediada em Sete Lagoas-MG, atuante no ramo da Siderurgia automatizou o controle de suas operações com o SE Suite da SoftExpert. Contando com 120 funcionários, e com operações no Brasil e América Latina, a empresa é líder nacional no tratamento de metais líquidos e faturou cerca de R$ 96 milhões em 2015.
A companhia informatizou o controle de seus documentos e processos de ação corretiva e preventiva do sistema da Qualidade. Com isso, reduziu o tempo gasto na atividade, a mão-de-obra focada nestas tarefas e melhorou a performance do sistema em auditorias para os requisitos correspondentes da Norma NBR:ISO 9001, eliminando não-conformidades.
Segundo o coordenador da Qualidade da Tecnosulfur, José Eustáquio dos Reis, anteriormente o controle e distribuição de mais de 300 documentos era manual e em meio físico, bem como o SGQ (procedimentos, instruções de trabalho e especificações de produtos e matérias-primas). Além disso, o controle e processamento de não conformidades também eram feitos de forma manual, através da aplicação de formulários em papel.
"Hoje temos maior grau de confiabilidade e disponibilidade das informações em função da utilização do SE Suite, que se mostrou importantíssimo na manutenção do nosso Sistema de Gestão da Qualidade. Além da praticidade e facilidade de uso, as ferramentas disponíveis são muito bem planejadas e eficientes. Os módulos disponíveis são totalmente integrados com as normas de gestão, o que proporciona muito mais tranquilidade para o gerenciamento do SGQ", avalia Reis.
Foram implantados os módulos SE Action e SE Document, com controle informatizado (via web) dos documentos e processos de não-conformidades. Aproximadamente 30 usuários utilizam a ferramenta rotineiramente nos setores da Qualidade, Projetos, Comercial, Compras, Produção e Manutenção.
De acordo com Rafael de Oliveira Marques, analista da Qualidade da Tecnosulfur e usuário do sistema, com o software, a empresa eliminou vários documentos em meio físico e passou a controlar melhor os registros de ocorrências, trazendo maior agilidade e integração dos funcionários na tratativa das não conformidades. A implantação do sistema na companhia foi realizada pela TNX Brasil, parceria da SoftExpert.
O próximo passo do projeto de implantação será do módulo SE Desempenho como suporte ao Programa de Desdobramento de Metas da empresa. É estimada a criação de 500 indicadores partindo dos acionistas até operação chão de fábrica.