De acordo com Elaine Barth, analista de TGT Consult/ISG e autora do estudo, os parceiros de consultoria têm grande experiência em diferentes indústrias, com especialistas, consultores e aceleradores que, combinados, suportam a jornada digital dos clientes com ganhos no negócio.
"A Oracle tem um ecossistema de parceiros experiente e tem desenvolvido diversas iniciativas em conjunto com esses fornecedores, como centros de coinovação e iniciativas de go-to-market que aceleram a migração para nuvem. Então, a Oracle possui um ecossistema complexo e diversificado, com integradores de sistemas, fornecedores independentes de serviços de tecnologia, empresas especializadas em soluções específicas e companhias especializadas em estratégia de consultoria".
A parceria da Oracle com a Microsoft Azure encorajou as empresas a migrarem seu ambiente Oracle para a nuvem pública, e o relatório revela uma grande oportunidade de crescimento para os fornecedores de serviços com capacidades multicloud. Elaine explica que a nuvem em ambientes IaaS, PaaS e Saas continua crescendo e é um cenário bastante competitivo, com hiperescaladores se adaptando e desenvolvendo novas ofertas na realidade multicloud, sendo a Oracle uma dessas.
"A Oracle pode estar ofertando a solução, que é uma aplicação em SaaS, ou ela pode também estar ofertando uma infraestrutura em nuvem para hospedar os legados dos seus clientes e, normalmente, as grandes contas no Brasil acabam tendo no mínimo 3 nuvens", explica a autora. Um ponto relevante citado é a parceria com a Microsoft Azure. "Com a interoperabilidade de multicloud e essas parcerias, a Oracle tem crescido muito".
O estudo revela que a retenção de talentos segue sendo um grande desafio no mercado, principalmente em razão do crescimento por meio da aquisição de novas contas. Visando resolver este gargalo, diversos fornecedores presentes no estudo implementaram ou planejavam implantar programas de treinamento e certificação em larga escala até o final de 2022, utilizando os treinamentos e certificações no Oracle University.
Além disso, o relatório destaca que, no Brasil, a Oracle tem duas regiões de nuvens, sendo a maior da América Latina em operação. Neste contexto, o estudo revela que as empresas fornecedoras continuam a investir na melhoria de seus portfólios, integrando mais tecnologias para acelerar a transformação digital e melhorar a experiência do cliente. Elas estão aumentando o uso de inteligência e automação com IA, bots e RPA para melhorar a eficiência operacional, racionalizando o gerenciamento de incidentes, configuração, testes e outros benefícios.
No futuro, as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) exigirão que as empresas ampliem suas plataformas de IoT para capturar e processar os dados da ESG, tornando-a a próxima inovação para os clientes Oracle Cloud. Elaine Barth destaca que os fornecedores Oracle seguem a agenda ESG porque compreendem a importância disso no gerenciamento de supply chain.
"Dependendo do cliente e do universo que ele está inserido, a implementação de métricas de ESG é uma preocupação muito maior, e os impactos e os impactos que o ESG causa para a empresa, reputacionais e operacionais. Hoje, não conseguimos encontrar fornecedores de serviços Oracle que não estejam com o roadmap de ESG, cada um dentro da sua própria maturidade sobre o assunto".
O relatório ISG Provider Lens™ Oracle Ecosystem 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 25 fornecedores em três quadrantes: Consulting and Advisory Services, Implementation and Integration Services e Managed Services.
O relatório nomeia Accenture e Wipro como Líderes em três quadrantes, e Deloitte, KPMG e V8.Tech são nomeados Líderes em dois. G&P, IBM, Kyndryl, Lanlink, Ninecon e TRI são todos nomeados Líderes em um quadrante.
Além disso, Compass UOL, Deloitte, EBS-IT, Lanlink e Ninecon são todas nomeadas como Rising Stars – empresas com um "portfólio promissor" e "alto potencial futuro" pela definição do ISG – em um quadrante cada.