A MRS Logística, concessionária de transporte de carga que opera a malha ferroviária da região Sudeste, está modernizando o sistema de informatização que controla os seus trens. A companhia assinou contrato com o consórcio Alstom/Eads, que será responsável pela instalação do Siaco (Sistema Integrado de Automação e Controle da Operação), pelos serviços de engenharia, montagem, instalação e testes em campo dos sistemas de sinalização dos centros de controle, de campo e de bordo. O projeto será implementado no prazo de três anos.
O Siaco irá substituir o sistema de sinalização e telecomunicação atual dos 1700 quilômetros de ferrovia operados pela MRS Logística. O projeto, cujo valor não foi revelado pela empresa, inclui a montagem de dois novos centros de controle operacionais para o gerenciamento de tráfego, o fornecimento de novos sistemas e equipamentos de sinalização de campo e de um sistema de telecomunicação de dados e voz (rádio). Está prevista, também, a instalação de 300 computadores de bordo na frota de locomotivas e outros cem em veículos auxiliares, possibilitando a paralisação remota de composições.
Dividido em quatro subsistemas, o projeto irá aumentar a capacidade do sistema de controle atual, que, em 2005, movimentou 108,3 milhões de toneladas de carga, permitindo total controle, gerenciamento e supervisão da operação ferroviária em toda a malha. A tecnologia a ser utilizada no controle da operação é a CBTC (Communication-based Traffic Control).