ABTA pede reconsideração da Anatel em relação à Telefônica

0

A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) apresentou pedido de reconsideração para a Anatel a respeito da decisão adotada pelo conselho diretor no dia 7 de março, que autorizou a exploração pela Telefônica do Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por assinatura via satélite (DTH).

A ABTA pede que a decisão só venha a ser tomada depois de concluído o estudo do impacto concorrencial que examina, entre outros pontos, a concentração de todos os meios de serviços convergentes nas mãos do grupo Telefônica, tal como determina o próprio o conselheiro-relator da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, que disse ser ?preciso fazer uma análise concorrencial mais completa".

O quadro atual, segundo a entidade, é que a Telefônica, além da sua rede, por meio da qual monopoliza o serviço de telefonia fixa (voz) e domina o acesso à internet em banda larga, já controla de fato as redes de cabo e de MMDS da TVA. A ABTA observa que, da mesma forma, a operadora controla, de fato, o uso da licença da empresa DTHi, além de ter anunciado que irá ofertar IPTV, fazendo as alterações necessárias em sua rede original, e de disputar judicialmente o direito de participar da licitação para ofertar acesso à internet em banda larga sem fio (WiMAX).

O argumento da ABTA é que, com a eliminação da TVA como ofertante de serviços triple play, haverá apenas dois concorrentes, sendo um deles a Telefônica, dominante nos mercados de voz e de banda larga. Tal liderança, na opinião da entidade, reduzirá a concorrência, fechará mercado e erguerá barreiras à entrada de novos competidores, já que o grupo deterá pelo menos quatro meios capazes de oferecer simultaneamente televisão por assinatura. E sustenta que a análise do pedido de licença de DTH feito pela Telefônica à Anatel não pode ser desassociada da análise dos demais movimentos desse grupo, visando o controle da concorrente TVA e da DTHi. A convergência não pode seguir o rumo do monopólio da voz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.