Google entra no mercado de publicidade na TV nos EUA

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O Google fechou seu primeiro acordo importante para entrar no negócio de publicidade na televisão com a operadora norte-americana de TV via satélite EchoStar. As duas empresas anunciaram nesta segunda-feira (3/4) a formação de parceria para criar um sistema automatizado de compra, venda, distribuição e avaliação de impacto de comerciais de TV veiculados na rede DISH, da EchoStar, cujos 125 canais têm alcance nacional nos Estados Unidos.

O Google, cujo sistema de publicidade vinculado a buscas, com pagamento baseado no número de visitas através de um link publicitário, transformou a publicidade on-line, planeja trazer a mesma medição à mídia convencional, incluindo rádio, veículos impressos e, a partir de maio, via Google TV Ads.

Apesar de considerarem o acordo uma mudança radical na maneira pela qual a publicidade televisiva vem sendo medida, analistas avaliam que o Google vai encontrar resistências das grandes operadoras americanas de TV a cabo, como Comcast, Time Warner Cable ou Cox Communications, que guardam zelosamente os dados que seus sistemas de cabos geram sobre os hábitos de televisão dos assinantes. O Google terá também de enfrentar a concorrência da Nielsen Media Research, a maior empresa de medição de audiência nos Estados Unidos.

A razão dessa queda-de-braço se explica: o mercado norte-americano de publicidade na TV movimenta anualmente nada menos que US$ 70 bilhões e continua a ser o destino preferencial das verbas de marketing das grandes marcas.

O sistema de compra de anúncios de TV do Google vai monitorar a audiência dos 13,1 milhões de assinantes da EchoStar, que têm instalados em suas casas os conversores de sinais que transmitem nos dois sentidos e registram quais programas estão sendo assistidos. Com o sistema do Google, os anunciantes podem localizar espaços disponíveis na grade de programação e transmitir seus vídeos publicitários, além de acompanhá-los em seguida. Ele também permite que os anunciantes marquem públicos específicos, segmentando-os por localização geográfica ou por grupos demográficos.

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