A Dell eliminou 3,2 mil empregos no início desta semana, mas o plano de cortes deverá ficar bem acima dos 8,8 mil empregados, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, 3/4, por Michael Dell, presidente-executivo da companhia. No total, até agora, foram suprimidas 5,5 mil posições dentro da Dell, assinala o executivo.
"Não estamos satisfeitos com o estado atual das despesas e temos a missão de arrumá-las", afirmou Dell. "Toda área da empresa está sendo analisada para corte de custos?, diz ele. A meta é encerrar 2008 com menos despesas operacionais que em 2007 ? e isso, de acordo com o executivo, quer dizer que os cortes vão continuar no atual trimestre e superar a meta divulgada em maio de 2007.
Mas enquanto dá curso ao seu programa de reestruturação, que prevê uma redução das despesas anuais em 3 bilhões de dólares até 2011, a companhia norte-americana anuncia também que vai recomprar pelo menos 1 bilhão de dólares em ações de sua própria emissão no atual trimestre e que buscará o mercado para financiar sua dívida.
Donald Carty, vice-presidente financeiro da companhia, informou para analistas de mercado, no Texas, que a Dell comprou o equivalente a 4 bilhões de dólares em ações no quarto trimestre fiscal encerrado em 1o de fevereiro.
Isso não significa, porém, que a companhia tenha planos para importantes aquisições. Segundo o fundador da empresa, Michael Dell, o plano é investir em pequenas empresas, o que não será muito difícil, adianta ele, pois existem um grande número de companhias especializadas que podem acrescentar uma linha de produtos ou uma metodologia chave para a Dell.