A Intel Corporation apresentou no Intel Developer Fórum, de Xangai, nesta quinta-feira, 3/4, um novo design para o classmate PC baseado nos processadores da companhia. O ?Netbook?, como é chamada essa categoria de PCs, destina-se aos mercados de educação do mundo inteiro.
Segundo Andrew Chien, vice-presidente do Grupo de Tecnologia Corporativa da Intel e diretor de Pesquisas da companhia, trata-se de uma plataforma de baixo custo, resistente, totalmente funcional orientada para a Internet.
Os novos PCs, assinala ele, são fáceis de usar possuem capacidade wireless, maior duração da bateria, teclado resistente a água e são mais resistentes a choques em caso de queda.
De acordo com Chien, o computador projetado pela Intel oferece diferentes opções aos fabricantes para que cada um possa fabricar modelos de notebooks sob medida para atender a uma variedade de necessidades educacionais.
O novo classmate PC, adianta o executivo, é a mais nova ferramenta educacional para pais e professores utilizarem a tecnologia, os computadores e o acesso à Internet para educar melhor os estudantes de todo o mundo.
Mais de 80 fabricantes de software e hardware, provedores de conteúdo e de serviços educacionais, além de OEMs locais, estão trabalhando com a Intel para desenvolver uma infra-estrutura completa que suporte o classmate PC baseado na Intel.
Chien indica ainda que futuros classmate PCs baseados em Intel serão fabricados com o processador Intel Atom, um chip de computador de baixo custo e eficiente no consumo de energia projetado para fornecer capacidades wireless a pequenos dispositivos móveis, como o netbook.