A manutenção de computadores de escolas públicas do Estado de São Paulo será terceirizada como forma de evitar a demora atual na atualização e nos consertos, segundo projeto divulgado pela secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
"Queremos contratar uma empresa que garanta a operação dos computadores e que mantenha um profissional diretamente ligado às escolas para atendê-las o mais rápido possível?, afirma ela.
Para viabilizar o novo projeto, a Secretaria vai abrir licitação para contratar empresas de outsourcing. Atualmente, a manutenção dos computadores de 5,5 mil escolas é totalmente feito pelo Estado. A rede estadual conta com cerca de 70 mil computadores. Em 98% das escolas, há ligação de banda larga de internet. A Secretaria comprou outras 15 mil peças para instalar nas salas de aula.
A Secretaria pretende lançar ainda outro projeto relacionado a salas de informática. Em 250 escolas da Grande São Paulo, em projeto-piloto, haverá monitores nas salas de informática. Eles receberão capacitação e bolsa de auxílio financeiro. A Secretaria pretende que, com isso, as salas tenham uma pessoa específica para cuidados e orientações, em todo o período escolar.