Após ouvir mais de 2 mil usuários em oito países, inclusive cerca de 300 no Brasil, a rede profissional LinkedIn concluiu que os brasileiros são os mais medrosos quando se trata de negociações envolvendo o trabalho e suas próprias carreiras.
Em seu estudo, o site investigou o comportamento dos profissionais diante de situações como pedir aumento ou fechar negócio. Eles foram indagados sobre os sentimentos que prevalecem nesses momentos, escolhendo entre medo, ansiedade, confiança, empolgação e indiferença.
Os resultados do estudo mostram que a maior porcentagem entre os que admitiram sentir medo ficou com os brasileiros, com 21%. A boa notícia é que, apesar de mais medrosos, os profissionais locais conquistaram o terceiro lugar na lista dos mais confiantes (38%) e mais empolgados (12%). O país também ficou em sétimo lugar no item "ansiedade" (20%).
Entre outros achados, a pesquisa revela que os alemães são os mais empolgados quando se trata de negociações no trabalho (21%), os indianos os mais confiantes (43%), os norte-americanos os mais ansiosos (39%) e os sul-coreanos os mais indiferentes (21%).
O estudo também indica que, globalmente, 37% dos homens se sentem confiantes para negociar, contra 26% das mulheres.
O LinkedIn tem hoje 150 milhões de usuários, dos quais 7 milhões são brasileiros.