O Google anunciou a compra da TxVia, empresa que desenvolve tecnologia para pagamentos por meio de dispositivos móveis (m-payment). A transação não teve o valor revelado, mas o gigante das buscas informa que a empresa será incorporada à divisão de desenvolvimento do Google Wallet, serviço permite fazer pagamentos apenas aproximando um celular com o sistema operacional Android do terminal de caixa.
De acordo com a própria empresa, desde 2008 em operação ela já acumula 100 milhões de contas em sua plataforma, por meio de parcerias com marcas dos mais diversos segmentos. A empresa já vinha trabalhando com o Google desde o ano passado.
Desde sua chegada ao mercado em setembro do ano passado, o Google Wallet encontra dificuldades para se consolidar. Analistas atribuem a falta de parcerias com operadoras de telefonia móvel, que preferem desenvolver seus próprios sistemas de m-payment. Os aparelhos que utilizam a ferramenta de pagamento do Google são vendidos por apenas uma delas, a Sprint Wireless. Além disso, o serviço opera somente com a tecnologia NFC (Near Field Communications),utiliza um sistema de comunicação por aproximação entre máquinas, que permite a troca de informações sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet.