A Security Exchange Commision (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, está investigando a legalidade da revisão no balanço do Groupon, divulgado na última sexta-feira, 30. O site de compras coletivas admitiu um erro de seus executivos, o que fez com que seu prejuízo líquido aumentasse em US$ 22,6 milhões, totalizando US$ 65,3 milhões.
Uma pessoa ligada ao assunto afirmou ao The Wall Street Journal que a SEC está analisando informalmente o caso, a fim de avaliar a necessidade de uma investigação oficial. Isso porque antes da abertura do capital, o Groupon foi obrigado a reformular suas métricas por duas vezes devido à inconsistência nos dados financeiros sobre a rentabilidade do negócio.
A fonte ouvida pelo jornal americano também revelou que o site não possui nenhum fundo reserva para reembolsos a consumidores, motivo que levou a revisão dos dados. Segundo ela, a empresa está se empenhando internamente para "resolver fraquezas no controle interno" até o dia 14 de maio, quando serão divulgados os resultados do primeiro trimestre.
Para isso, a KPMG foi contratada para auditar o Groupon, além do trabalho já realizado pela Ernst & Young. O papel da nova auditoria é garantir a regularização da companhia de acordo com órgãos federais. O site deve também contratar mais funcionários para a área financeira.