5G brasileiro é o terceiro mais rápido do mundo, aponta estudo

0

Neste dia 5 de abril, data em que é comemorado o Dia das Telecomunicações, o relatório da consultoria internacional Opensignal coloca o Brasil na terceira posição no ranking mundial de velocidade média de download no 5G. O estudo, divulgado no final de março, avaliou 137 países no quarto trimestre de 2024 e destaca que o desempenho nacional está a frente de nações como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e Taiwan.

Além ocupar uma das primeiras colocações no ranking de em velocidade, o Brasil se destaca entre os países de grande extensão territorial que mais avançaram na implementação do 5G. A tecnologia vem impulsionando setores estratégicos como telemedicina, cidades inteligentes, indústria 4.0 e entretenimento, proporcionando conexões mais rápidas e estáveis.

"No setor da saúde, por exemplo, o 5G permite diagnósticos mais precisos e a realização de cirurgias assistidas por tecnologia. Já no contexto das cidades inteligentes, facilita a implementação de soluções de transporte eficientes, sistemas de segurança avançados e gestão de energia mais sustentável", destaca Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Rieffel também ressalta que, apesar do avanço, a expansão do 5G no Brasil exige investimentos contínuos em infraestrutura, incluindo antenas, fibra óptica e equipamentos de transmissão. "É essencial que todos esses equipamentos passem por ensaios e testes laboratoriais para garantir não apenas o desempenho, mas também a segurança dos usuários", acrescenta.

Os dispositivos relacionados à tecnologia 5G devem ser submetidos a seis testes principais: conformidade de padrões, desempenho, interoperabilidade, segurança e resiliência, além de propagação de sinais e compatibilidade. Somente os produtos aprovados recebem a certificação dos Organismos de Certificação de Produto (OCP) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assegurando qualidade e confiabilidade ao mercado.

6G: futuro próximo

A próxima revolução no mundo das telecomunicações já tem data para começar. A tecnologia 6G deve dar seus primeiros passos por volta de 2030, estabelecendo um novo patamar de conectividade – o anúncio foi feito no Zhongguancun Forum, evento, que trata do futuro das redes móveis, realizado na China com especialistas do segmento.

Além de velocidades ainda mais rápidas, o 6G promete transformar setores como veículos autônomos, dispositivos inteligentes e robótica avançada. A nova geração de redes também contará com maior integração da inteligência artificial, otimizando a comunicação em tempo real e ampliando a eficiência das interações digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.