GOV.BR: número de contas Ouro supera o de Bronze pela primeira vez

0

O número de contas Ouro no GOV.BR superou pela primeira vez, nesta quinta-feira (3/4), a quantidade daquelas de nível Bronze. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao todo são 67,55 milhões de contas Ouro. Já as de tipo bronze, são utilizadas por 67,53 milhões de brasileiros. Ao todo, a plataforma do governo federal conta com 166 milhões de usuários.

"Esse é um dado a ser celebrado porque significa que as contas da maior parte dos brasileiros estão mais seguras, pois foram conseguidas a partir de validação biométrica da nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, ou da Justiça Eleitoral ou por um certificado digital", explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. "Além disso, essas pessoas também têm acesso a todos os 4.500 serviços digitais disponíveis na plataforma", complementou.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador. "Também vale destacar a declaração pré-preenchida, que exige uma conta de níve Prata ou Ouro para ser utilizada", acrescentou o secretário.

Como se cadastrar

O cadastro no GOV.BR é simples, conforme o passo a passo abaixo:

– Acesse a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo.

– Faça o download e abra o aplicativo.

– A partir desse momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em "continuar", para criar ou alterar sua conta.

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, esse formulário só permite o nível Bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente.

Para subir para o nível Prata, é preciso fazer o reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo GOV.BR.

Já para ter uma conta Ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.