A Sab Company, uma das maiores companhias de comércio internacional do Brasil, substituiu a sua plataforma de business intelligence (BI) por uma solução da MicroStrategy. A nova plataforma será a base de informações para o balanced scorecard, planejamento estratégico e a área de inteligência competitiva, em desenvolvimento.
Segundo Adriano Aquino, diretor de TI da Sab Company, o BI será utilizado nas áreas comercial, marketing, TI, diretoria, presidência, operações, jurídica, financeira, contábil, administrativa, recursos humanos e desenvolvimento organizacional. Ele vai fornecer os dados que viabilizarão estudos de mercado sobre a atuação da companhia e informações atualizadas a todos os níveis hierárquicos.
A necessidade de substituir a ferramenta, conta Aquino, surgiu com o novo projeto de inteligência competitiva, que a Sab Company implementa desde o início do ano passado. O objetivo com essa iniciativa é a possibilidade de obter um estudo mais aprofundado sobre os mercados onde a empresa atua, analisando e comparando produtos, clientes, oportunidades e os riscos de negócios. Além disso, o sistema vai ser usado para controlar índice de produtividade, integração de sistemas, desempenho de áreas, pró-atividade, acompanhamento de ações, planejamento orçamentário e balanced score card.
Aquino explica que a companhia buscava uma plataforma de BI que trabalhasse com bancos de dados de diferentes fornecedores, com acesso via web, e que integrasse facilmente com vários sistemas. A MicroStrategy foi escolhida por preencher todas as necessidades.
"Hoje nosso trabalho demanda rapidez e inteligência nas informações não só financeiras e contábeis, mas também de clientes, mercados, governo e novas oportunidades de negócios. Requisitos plenamente atendidos pela plataforma da MicroStrategy. Também acompanho o crescimento do mercado de BI no mundo, e por tabela, vi de perto o aumento do prestígio da Microstrategy ?, ressalta Aquino.
Entre os resultados esperados pelo executivo estão uma melhor gestão orçamentária, acompanhamento de performance, novos negócios e clientes atraídos pelas inovações implementadas, além de apoio ao marketing.
Aquino afirma ainda que o projeto de inteligência competitiva, envolverá a construção de datawarehouses para cada uma das cinco perspectivas do planejamento estratégico da companhia. ?Serão diversas etapas entregues ao longo deste ano, mas o modelo inteiro deve demorar cerca de um ano e meio. Ainda no primeiro semestre as informações geradas para os clientes, ganharão novas formas e maneiras de serem transmitidas.?