Santander Banespa estuda criar empresa de serviços de TI

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Um segredo muito bem guardado pelo banco Santander Banespa pode vir à tona nos próximos meses. Fonte próxima ao banco confirmou à reportagem de TI Inside Online que se encontra em fase adiantada de estudos, internamente, a criação de uma empresa de serviços de TI, que responderia pelo gerenciamento, suporte e manutenção de toda a infra-estrutura, bem como pelo desenvolvimento de sistemas da instituição financeira.

A idéia que vem sendo cogitada entre a alta direção é replicar aqui no país o mesmo modelo implantando pelo Santander no Chile, onde o banco mantém uma empresa de serviços compartilhados de TI, a All Tech ? mantendo inclusive o nome ?, criada para atender as operações do México e dos demais países da América Latina nos quais o grupo atua, exceto o Brasil. Um forte sinal nesse sentido seria a nomeação feita recentemente de um executivo da empresa chilena como CIO do Santander Banespa.

Por enquanto, a instituição financeira está avaliando a viabilidade desse modelo, bem como os custos envolvidos para sua implantação. A nova empresa, segunda a mesma fonte, irá absorver os mais de 1,2 mil funcionários atuais da equipe de TI do Santander Banespa. A única dúvida que ainda persiste seria quanto à forma de atuação, já que no Chile a All Tech também presta serviços para empresas não ligadas ao banco, como para operadoras de telecomunicações.

?Além disso, o Santander está examinando se seria pertinente a ?terceirização? desses serviços, mesmo se tratando de uma empresa ligada ao banco. Como praticamente todas as instituições financeiras que atuam no Brasil adotam uma estrutura verticalizada, e como o Santander tem demandas constantes de TI e desenvolve projetos de longo prazo, há dúvidas em relação a adoção desse modelo e também o receio de que parte do conhecimento se perca nesse processo?, diz a fonte.

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