Usiminas aumenta desempenho com ferramenta de organização de dados

0

O expressivo aumento no volume de dados nos últimos anos levou a Usiminas a investir em uma nova infraestrutura de storage, que funcionasse com seu sistema operacional e banco de dados. Usuária do sistema de gestão integrada SAP R/3 e do banco de dados Oracle, a siderúrgica verificou, no momento em que o ERP foi instalado, que o volume de dados não exigia reorganização das tabelas do Oracle. Essa situação, porém, se alterou em 2009, quando a companhia percebeu que o banco de dados, que já contava com 5 terabytes de dados, 40 mil tabelas e 47 mil índices, precisava ser reorganizado.
Para aumentar o desempenho do SAP e do Oracle e organizar os dados de forma mais qualitativa, a Usiminas decidiu substituir uma ferramenta de reorganização de tabelas que exigia que os servidores Oracle ficassem off-line e retirava do ar o R/3. A escolha recaiu no Quest Liverorg for Oracle, da empresa de mesmo nome, que opera on-line, o que possibilita que os servidores SAP continuem operando normalmente.
Segundo a companhia, com o uso do Quest Liverorg, aliado ao investimento realizado em uma nova infraestrutura de armazenamento com maior desempenho e a implantação de um novo recurso do Oracle, o Automatic Segment Space Management (ASSM), ela passou a usufruir de novos parâmetros de desempenho do SAP e do Oracle.
"O tempo de resposta das aplicações SAP tiveram uma melhoria de 45%. Além disso, conseguimos reduzir em 17% a base de dados SAP. Outros ganhos são retratados pela melhoria de 75% do tempo de resposta em disco e redução de 55% do tempo de resposta do banco de dados Oracle", afirmou Laércio Passos, analista de sistemas de tecnologia e suporte da Usiminas.
O executivo salienta que os resultados têm um impacto na saúde dos negócios da empresa, uma vez que a aplicação SAP é crítica para a companhia devido ao fato de o sistema de faturamento suportado pelo SAP ser realizado nas duas usinas da companhia (Cubatão e Ipatinga), no regime 24×7. "Este ambiente é responsável, ainda, pelo processo de recebimento de materiais nesses dois locais", acrescenta Rolim de Camargo S. Junior, analista de sistemas integrados da Usiminas.
Para selecionar a solução que seria utilizada no processo de reorganização dos dados, a equipe de TI da Usiminas montou um ambiente de testes para os candidatos. A empresa informou que a fase de homologação ajudou a equipe de TI a sanar dúvidas sobre o processo e que o teste do Quest Liveorg for Oracle foi de suma importância para validar a solução como vencedora, já que apresentou o desempenho desejado pela Usiminas. "Ela permitiu que realizássemos a maioria das reorganizações de tabelas Oracle em modo on-line, sem impactos para os usuários finais do SAP", diz Passos.
A responsável pelo serviço de instalação, overview e treinamento in loco da equipe de TI do projeto foi a Infobase, parceira de negócios da Quest Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.