Dualtec anuncia serviço de broker para computação em nuvem

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A Dualtec Cloud Solutions, empresa do grupo Dualtec que fornece soluções e serviços de computação em nuvem, anunciou nesta terça-feira, 3, a oferta do serviço de broker para cloud computing. Batizado de Broker Services, o novo serviço alia um modelo inédito de apoio à governança, o cloud services brokerage (CSB), com gerenciamento e monitoramento de TI. O serviço inclui ainda a avaliação das demandas do cliente com o objetivo de determinar que provedores de serviços em nuvem podem suportar melhor às exigências dos negócios.
O Broker Services funciona com o conceito de corretagem – ou intermediação. "No mundo da TI, é menos difundida, mas com o crescimento da computação em nuvem haverá mais necessidade de intermediação", observa Lauro de Lauro, CEO da Dualtec. Ele explica que o serviço vai além da consultoria, incluindo a atuação na arquitetura, implantação e monitoramento do ambiente e o gerenciamento de contratos com os fornecedores. "Com o novo serviço, uma empresa, pode, por exemplo, definir que ações podem ser levadas para uma nuvem pública, com ganhos de desempenho, em vez de se ampliar os recursos existentes em uma nuvem privada."
Lauro ressalta que as empresas devem se deparar com ofertas em cloud computing cada vez mais complexas e precisarão dispor de serviços com níveis de desempenho e segurança que possam ser incorporados de forma transparente. Ele observa que as empresas já enfrentam muitos obstáculos para adotar a computação em nuvem e manter uma equipe especializada na manutenção adequada do desempenho do aplicativo, segurança, regulamentos regionais ou setoriais e garantias de SLA. "Nesse quadro, a contratação de um cloud services brokerage é fundamental para garantir a governança, possibilitando às empresas utilizarem todo o potencial da nuvem, com economia de recursos em tempo e dinheiro, que podem ser direcionados ao negócio da empresa", observa Lauro. Segundo ele, o serviço hoje já é utilizado por várias empresas como a Drogaria São Paulo, Brands Club, ClickOn, Grupo Multi, ViaCabo, Guest e outras, sendo que o custo do serviço pode variar, em média, de R$ 5 mil a R$ 20 mil por mês.
O CEO da Dualtec disse que o novo serviço foi formalizado em outubro do ano passado e consumiu investimentos de R$ 2,5 milhões. A expectativa, diz Lauro, é que neste ano ele represente 3% do faturamento da companhia, que deve chegar a R$ 14 milhões. "Em 2012, a meta é que ele já responda por 20% a 25% da receita", afirma.

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