A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) deve iniciar nas próximas semanas um teste com soluções de comunicação usando uma rede LTE em 700 MHz, que será implantada pela Alcatel-Lucent. De acordo o presidente da Alcatel-Lucent no Brasil, Jônio Foigel, a ideia do governo é migrar não apenas a comunicação dos serviços públicos de emergência como Polícia Militar e Bombeiros, mas também a comunicação das áreas de saúde e educação.
Para o teste com a PMESP, será implantada uma rede LTE com cinco áreas cobertas na região metropolitana de São Paulo. "Forneceremos também alguns terminais LTE como tablets e handsets para os testes e integraremos neles alguns dos aplicativos já utilizados pela PM", conta Foigel.
700 MHz
Segundo Foigel, a pedido da PMESP, a Anatel autorizou o uso da faixa de 700 MHz para o teste. "A razão para a escolha da faixa de 700 MHz é que esta frequência se tornou o padrão mundial para serviços de segurança pública. É a frequência usada para esses serviços nos EUA e na Europa e já tem todo um ecossistema para produção de terminais e pequenos equipamentos para viaturas", explica o executivo.
Vale lembrar que a discussão sobre o destino da banda de 700 MHz, hoje de posse dos radiodifusores, está apenas começando.
- Serviços móveis