As vendas globais de tablets no primeiro trimestre totalizaram 17,4 milhões, número 1,2 milhão abaixo da projeção da IDC para o período. Apesar de não ter atingido a estimativa, o resultado, segundo a consultoria, representa mais que o dobro em relação aos primeiros três meses do ano anterior, quando foram comercializadas 7,9 milhões de unidades.
De acordo com o estudo, a Apple manteve a liderança nesse mercado com 11,8 milhões de iPads vendidos, embora o número tenha sido menor que o registrado no quarto trimestre de 2011, período no qual vendeu 15,4 milhões de tablets. De um trimestre para o outro, a participação de mercado da fabricante cresceu de 54,7% para 68%. Por outro lado, a Amazon, que ocupava o segundo lugar na lista, caiu para a terceira posição, atrás da Samsung, ao registrar queda nas vendas do Kindle Fire, de 4,8 milhões de unidades, no quarto trimestre do ano passado, para menos de 750 mil no primeiro trimestre deste ano, com market share de apenas 4%. Logo em seguida aparecem a Lenovo, com o tablet ThinkPad, e a Barnes & Noble, com o Nook.
Embora as vendas de tablets equipados com o sistema operacional Android, do Google, tenham caído acentuadamente no primeiro trimestre, empresas como Samsung e Lenovo começam a ganhar espaço no mercado com a mais recente geração de produtos com Android. Diante desse cenário, a IDC espera que o segmento se recupere mais rapidamente com a introdução de novos equipamentos no segundo trimestre.