O Google investiu uma quantia não revelada na Lending Club, plataforma de lending peer to peer (P2P), avaliada em US$ 1,55 bilhão. Ao contrário das vezes que investiu em startups, nesse caso a empresa não lançou mão do Google Ventures, braço de capital de risco do gigante das buscas, preferindo fazer diretamente o aporte.
A venda de ações, cujo percentual também não foi divulgado, servirá como base para a participação mais ativa do Google na companhia a fim do desenvolvimento conjunto de produtos, segundo informou o CEO da Lending Club, Renaud Laplanche, ao The Wall Street Journal.
A empresa teve valorização meteórica nos últimos doze meses, triplicando seu valor de mercado quando comparado aos aportes feitos há um ano. Segundo Laplance, a Lending Club não precisa de capital adicional, pois gerou retorno aos investidores nos últimos 22 trimestres. O interesse na parceria reside na experiência do Google com negócios digitais. Procurado pelo jornal americano, o Google não quis comentar o caso.
O último aporte recebido pela Lending Club foi em junho do ano passado — US$ 15 milhões do Kleiner Perkins Caufield & Byers e US$ 2,5 milhões do chairman emérito do Morgan Stanley, John Mack. A receita no ano passado foi de US$ 35 milhões, segundo a própria Lending Club, marcando uma rápida aceleração nas operações. Analistas, contudo, afirmam que a companhia ainda está num estágio inicial de startup.