Um pesquisa realizada no ano passado pela Dimension Data, fornecedora de soluções e serviços de gerenciamento de infra-estrutura de TI, revelou que 73% dos dispositivos de rede das companhias estavam operando com vulnerabilidades de segurança.
Das organizações avaliadas pelo estudo, 36% eram da Europa, 22% das Américas, 27% da região Ásia–Pacífico e 15%, do Oriente Médio e África. Cerca de 60% delas eram de grande porte e possuíam acima de 2.500 usuários.
O estudo constatou pouca proatividade no tratamento da gestão de ativos de rede. "Essa falha pode expor os negócios a ataques e falhas externas e internas de segurança", afirmou Henrique Cecci, diretor de Soluções da Dimension Data.
A pesquisa mostrou ainda que medidas básicas contra ameaças, como configurações de acesso e senha, não são implementadas pela maioria das empresas. Segundo o relatório, houve uma média de 30 erros de configuração de melhores práticas de segurança, por dispositivo analisado. "São riscos facilmente corrigíveis, mas que acabam passando despercebido pelas empresas", observou Cecci.
- Problema crônico