A fabricante britânica de chips para dispositivos móveis ARM Holdings anunciou uma parceria com estúdios de Hollywood para que seus processadores, que irão equipar a próxima geração de smartphones e tablets, já saiam de fábrica com tecnologia de combate à pirataria de vídeos. O chip de vídeo Mali-V500 é o primeiro produto da companhia a incorporar a tecnologia de decoding TrustZone. Ela impede a cópia de filmes protegidos enquanto eles são transmitidos via streaming ou na memória armazenada do aparelho.
A tecnologia já era utilizada em alguns produtos da ARM para proteger transações de software, mas esta é a primeira vez que é incorporada para blindar produtos com direitos autorais em formato de vídeo. A parceria com Hollywood, segundo o jornal britânico Financial Times, deve quebrar a relutância das distribuidoras em disponibilizar filmes de alta resolução para dispositivos móveis. Segundo seus executivos, havia o receio de um aumento exponencial de conteúdos piratas, pois esse procedimento é relativamente fácil de ser realizado, especialmente em sistemas operacionais abertos como o Android, do Google.
A ARM já havia dado indícios de sua intenção em dezembro, quando fundou a Trustonic em união com a Gemalto e a companhia de pagamentos digitais Giesecke & Devrient. O objetivo da Trustonic é criar padrões de segurança para hardware, a qual ganhou o apoio também do estúdio 20th Century Fox Home Entertainment na ocasião de seu lançamento.