A Rimini Street anunciou que o contrato com o Grupo Ferroeste deve render uma economia estimada em R$ 2 milhões, em custos totais de suporte até 2025, à fabricante de aço, combustível e energia.
O Grupo Ferroeste transferiu para a Rimini Street seu sistema SAP ECC 6.0 em 2018. Ao mudar para a Rimini Street, a empresa obteve economia de 50% em sua taxa anual de manutenção e agora recebe um suporte de nível superior e ultra responsivo para o sistema SAP atual por um período mínimo de 15 anos a partir do momento em que fez a transição para a Rimini Street.
Além disso, o Grupo Ferroeste foi liberado do roadmap de upgrades e atualizações contínuas ditado pelo fabricante e agora é capaz de seguir adiante com seu próprio planejamento de TI voltado para os negócios. Com isso, a empresa reestruturou seu departamento de tecnologia e planejou iniciativas de transformação digital e de nuvem.
O Grupo Ferroeste foi criado no estado de Minas Gerais há 40 anos e inclui empresas como AVB, CBF Indústria e CVB. A companhia opera usinas nos segmentos de aço, combustível e energia, produzindo aço, ferro-gusa, álcool, gases de ar e cimento em um modelo 24×7 e não pode se dar ao luxo de ser impactada por questões ou interrupções de TI.
Reduzir custos, aumentar a produtividade e inovar para o crescimento contínuo são pilares essenciais na estratégia de negócios do Grupo Ferroeste e a organização precisava de uma reestruturação para atingir totalmente essas metas. Iniciou então uma série de iniciativas para otimizar o departamento de TI e melhorar a eficiência interna.
Durante essa reestruturação, o Grupo Ferroeste percebeu que seus custos de manutenção com o fabricante de software corporativo eram extremamente altos – cerca de 22% do custo total de seus contratos de licença.
Além disso, o serviço do fabricante SAP parecia muito lento – demorando dias ou às vezes semanas para responder às questões levantadas – e a empresa precisava de um parceiro ágil e eficiente para dar suporte ao seu sistema ERP.
Depois de analisar fornecedores de suporte independente, o Grupo Ferroeste conseguiu mostrar ao conselho de administração o impacto financeiro e as capacidades estratégicas de trabalhar com a Rimini Street.
Além disso, a organização conversou com vários clientes da Rimini Street no Brasil sobre os benefícios de migrar o suporte do ERP SAP para a Rimini Street, e como a medida aceleraria o roadmap de TI com foco nos negócios do Grupo Ferroeste, em vez de a empresa ficar restrita aos planos do fabricante.
Agora, com esse modelo de suporte independente, o Grupo Ferroeste pode focar melhor seus recursos e direcionar investimentos para iniciativas estratégicas e de transformação de negócios.