A Ipsos, empresa de estudos de mercado, projeta diminuir custos em 25% ao longo de 2024 com a aplicação de Inteligência Artificial (IA) generativa, nos processos de pesquisas. A companhia também já registrou uma redução de 35% no tempo de codificação de dados das entrevistas, além de ter uma taxa de assertividade de 80% por parte da tecnologia. Como resultado, a consultoria passou a entregar os relatórios de maneira mais ágil e produtiva, o que se traduziu em uma melhor experiência do cliente e uma vantagem competitiva no mercado.
O IT Director and Head of System & Technology Innovation LATAM da Ipsos, Mailson Rocha, explica que essa otimização da codificação de dados obtidos nas entrevistas era um desafio crítico que precisava ser solucionado para que a companhia pudesse aumentar a produtividade e a eficiência operacional. Com a ajuda da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção de jornadas digitais em valor para os negócios, em julho de 2023, a Ipsos iniciou o projeto para identificar possíveis gargalos e, depois, desenvolver uma solução baseada em IA.
Com uma equipe dedicada de ambos lados, foi iniciada a implementação da IA na análise de dados qualitativos, especialmente nas respostas das perguntas abertas, marcando um avanço significativo na maneira como a Ipsos aborda a codificação e utiliza a IA Generativa.
Isso, levou a companhia a melhorar a capacidade de processar um grande volume de dados, reduzindo o tempo necessário para elaboração de relatórios e com menor custo.
"O time da FCamara não só demonstrou alta disponibilidade, mas também impressionou pela capacidade técnica dos profissionais e sua resiliência. Eles se destacaram por sua habilidade de se adaptar rapidamente às necessidades do negócio, inspirando grande confiança", afirma Rocha.
Aprendizados e expansão global
A Ipsos destacou que um dos principais aprendizados para o time de TI foi o aprimoramento de suas habilidades na criação de prompts detalhados e bem estruturados. Esse aperfeiçoamento incluiu técnicas para elaborar perguntas com clareza, usar exemplos representativos para direcionar a IA e especificar formatos de saída para uma integração eficiente com os sistemas existentes.
Ao todo, a Ipsos tem mais de cinco mil clientes, 47 milhões de entrevistados, mais de 18 mil funcionários e está presente em 90 países.