O número de síndicos de São Paulo que acessam a internet para otimizar o tempo dedicado ao gerenciamento do dia-a-dia dos condomínios triplicou no primeiro semestre. Levantamento da Lello, que atua no ramo de administração condominial, mostra que os acessos atingiram a marca de 15.840 entre janeiro e junho ante os 5.362 acessos registrados no mesmo período do ano passado.
Os acessos foram feitos ao portal Lello Online por síndicos dos condomínios que integram a carteira de clientes da empresa. No portal Lello Online, além da comunicação rápida com a administradora, o síndico tem acesso à posição financeira do condomínio em tempo real, andamento de cobranças judiciais, unidades em atraso, resumo da inadimplência nos últimos meses, acordos com devedores e todas as contas dos condomínios pagas e a vencer. Também é possível checar os parâmetros de cobrança amigável, o número de parcelas possíveis num acordo e o eventual ajuizamento de ações na Justiça.
Na avaliação da supervisora de marketing da Lello Condomínios, Angélica Arbex, o crescente uso da internet como ferramenta gerenciamento pelos síndicos está diretamente relacionada ao novo perfil dos ocupantes do cargo. Segundo ela, os síndicos, em sua grande maioria, são empresários e profissionais liberais, que aproveitam seus conhecimentos em gestão profissional para aplicá-los à rotina de administração dos condomínios.