DOJ confirma investigação de acordo entre Google e editoras

0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) confirmou nesta sexta-feira, 3, que está investigando o acordo do Google com autores e editoras para a digitalização de livros e colocá-los em seu serviço Google Books. De acordo com o The Wall Street Journal, o DOJ declarou que existem questões nesse acordo que ferem a lei antitruste, motivo pelo qual precisa ser fiscalizado.
A investigação foi formalizada por meio de uma carta enviada pelo procurador geral de Justiça William Cavanaugh ao juiz Denny Chin, que ficou responsável pela fiscalização do processo. O procurador, porém, declarou que ainda não chegou a nenhuma conclusão e que precisa de mais detalhes para saber qual é o real impacto desse acordo na competição do setor.
Gabriel Stricker, porta-voz do Google, confirmou na quinta-feira, 2, que a empresa foi procurada pelo DOJ e por alguns procuradores de Justiça, mas não revelou detalhes sobre o assunto. Na visão de Stricker, é importante que o DOJ aprove esse acordo porque ele será responsável pelo acesso gratuito a milhões de livros nos Estados Unidos.
O acordo foi anunciado em outubro do ano passado e pôs fim a um processo movido por editoras e autores contra o Google, alegando que, ao colocar livros inteiros disponíveis no seus serviços de internet, a gigante de buscas fere as leis de direitos autorais. Porém, desde que o acordo foi anunciado, houve reclamações de outras empresas de internet alegando que ele prejudicaria a competição, pois as editoras não colocariam mais seus livros em outros sites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.