Atenta ao crescimento do modelo de publicidade geolocalizada, que começa a ganhar espaço também no Brasil, a Guiato anunciou nesta terça-feira, 3, o início das atividades no país. Fruto de uma parceria entre o Bonial International Group e dois investidores brasileiros, Paulo Humberg, CEO da A5 Investimentos, e Flávio Jansen, cofundador do Submarino, a empresa vai fornecer uma plataforma móvel de geolocalização para busca de ofertas no varejo. O Bonial International Group é a rede global de informação sobre lojas, baseada em localização, pertencente a Axel Springer, um dos maiores grupos de mídia da Europa.
A operação brasileira, cujo investimento não foi revelado, começa com um pequeno escritório localizado na capital paulista, com 15 funcionários, que serão responsáveis pelo gerenciamento da página na internet e aplicativos móveis. O serviço permite aos consumidores localizarem uma grande diversidade de ofertas de produtos em lojas próximas no exato momento em que desejam fazer a compra. O aplicativo, disponível para iPhone, iPad e smartphones com sistema operacional Android, do Google, possibilita realizar buscas de produtos específicos, por categoria ou loja, anunciados em folhetos e catálogos promocionais de milhares de varejistas em todo Brasil.
“Recebemos o mesmo formato digital que vai para gráficas e, com a inserção de metadados e informações de geolocalização, possibilitamos a busca por ofertas em lojas físicas próximas ao local onde a pessoa está”, explica o CEO do Guiato, Samuel Artmann, que comandará as equipes de conteúdo e comercial. Ele cita um recente levantamento realizado na Europa em que se constatou que 53% dos usuários de internet fazem pesquisa online antes de comprar um produto na loja física.
O executivo diz que a empresa ainda não tem nenhum contrato fechado no Brasil para inserção de folhetos publicitários, mas garante que está em fase adiantada de negociações com grupos franceses, com os quais já mantém relações comerciais na Europa, para expandir a presença também no Brasil. Artmann explica que o modelo de negócio tem como base a receita obtida cada vez que um folheto é exibido para um usuário.
O aplicativo está disponível na Espanha, França, Rússia e na Alemanha, país onde, segundo Artmann, já tem mais de 1 milhão de consumidores e cujo site está entre os 50 mais visitados. Ele diz que, no Brasil, são esperados resultados semelhantes ao da França, com 300 mil usuários ativos mensais nos seis primeiros meses de operação.
De acordo com Christian Gaiser, CEO do Bonial International Group e que teve a ideia de criação da plataforma há cerca de três anos, a Rússia também apresenta semelhanças com o mercado brasileiro. “São países onde o varejo e, consequentemente, a receita investida em publicidade, cresce consideravelmente. Logo, canalizando parte desse orçamento para o Guiato, estamos expandindo o alcance de anúncios que hoje já existem”, argumenta. Segundo ele, dos R$ 705 bilhões movimentados pelo varejo brasileiro no ano passado, de 3% a 5% foram investidos em publicidade – sendo 76% em mídia impressa.