Uma forte tempestade no estado da Virginia do Norte, nos Estados Unidos, foi a causa da pane no servidor da Amazon na noite da última sexta-feira, 29. A falha resultou na indisponibilidade de diversos serviços online, como o Instagram, aplicativo de fotos adquirido pelo Facebook, e o serviço de vídeos sob demanda Netflix.
Segundo o portal de notícias Mashable, a tempestade atingiu a maioria dos servidores de cloud computing da Amazon, que mantém o serviço no ar. No Twitter, a Amazon anunciou que houve uma queda de energia, mas nenhum dado foi perdido.
Em uma longa nota explicativa, a Amazon observa que a área hospeda dez data centers programados para isolar falhas de cada um, para que problemas não se propaguem entre eles. A tempestade ativou o sistema de backup, mas um efeito cascata de resposta a uma pico de alta voltagem afetou o fornecimento de energia elétrica.
A falha foi de uma dimensão nunca antes vista pela empresa, e acabou gerando backlogs de pedidos que acabaram sobrecarregando o tráfego – o que tornou os serviços indisponíveis. A companhia reforça que já passou por problemas graves anteriormente, e este episódio em especial gerou um novo plano de mitigação que será testado nas próximas semanas para evitar reincidências.
Além dos servidores da Amazon, a tempestade que afetou a costa leste dos Estados Unidos matou uma pessoa e deixou 3,4 milhões de moradores sem energia elétrica, de Indiana até Nova Jersey.