A Teclógica lançou um novo módulo no sistema MobussS Construção, o Vistoria & Entrega, que já está em uso por construtoras como a Sulbrasil Engenharia. O objetivo da ferramenta é oferecer condições claras e objetivas para o controle de cada uma das etapas da entrega do imóvel, além de diminuição dos custos com assistência técnica e melhoria da imagem da empreendedora no mercado.
A Sulbrasil já realizou a vistoria de mais de 250 apartamentos com o novo módulo. "O Vistoria & Entrega tornou as inspeções mais rápidas e precisas, pois aponta todas as ocorrências no apartamento dentro do prazo previsto. Um dos nossos maiores ganhos foi em agilidade, graças à automatização do levantamento de informações. Antes era necessário digitar tudo manualmente", conta Auriciane Fachini, gerente de Planejamento e Controle da construtora.
Luiz Carlos Scheid, diretor comercial da Teclógica, explica que em alguns casos a entrega de uma obra pode levar cerca de três meses, mas possui uma série de atividades críticas e dependentes entre si que precisam ser concluídas dentro do tempo planejado. "Nesta fase existe a expectativa de cessar custos diretos da construção. Na contramão surgem demandas de ajustes e consertos das inspeções finais, daí a importância das construtoras estabelecerem processos eficientes", afirma.
Além da Sulbrasil, o módulo já está sendo utilizado por outras construtoras, que têm dado feedback positivo, principalmente quanto à representação gráfica do status de cada unidade e os indicadores de andamento dos trabalhos. "O uso do tablet conforta o cliente final, pois ele ganha a percepção de que a empresa se preocupa com investimentos em tecnologia e na melhoria constante de seus processos", comenta Auriciani. Outro destaque é o alinhamento promovido entre as equipes de inspeção e de consertos, que devem estar bem integradas.
O Mobuss Construção pode ser utilizado em smartphones e tablets nas obras, oferecendo aos gestores informações com maior precisão e em tempo real sobre o andamento do trabalho, garantindo subsídios para tomada de decisão e para redução de custos, riscos e improdutividade. Com ele é possível fazer análises parciais, controlar materiais, gerenciar a área de segurança, equipamentos e perdas (quebras de equipamentos, chuva, ociosidade etc.), analisar recursos humanos (horas trabalhadas, folgas, faltas etc.), entre outros. O sistema conta com cinco módulos: Apontamento (mão de obra e equipamentos), Segurança (reuniões, EPIs, documentos trabalhistas), Qualidade (inspeções e treinamentos), Assistência Técnica e Vistoria & Entrega.