A Microsoft está preparada para cortes de empregos, principalmente na área de vendas, de acordo com fontes próximas ao assunto, o que não está surpreendendo os analistas, já que ela faz grandes cortes nesta época do ano, data em que encerra seu ano fiscal (30 de junho).
Em julho de 2015 ela cortou 7.800 vagas; no mesmo mês em 2016, foram 2.850 cortes; sendo que no mês anterior já havia eliminado 1.850 vagas. Em julho de 2014 foram cortados cerca de 18 mil empregos, logo após a Microsoft ter adquirido a unidade de dispositivos da Nokia.
E o movimento estaria ligado à recente troca de executivos na direção de vendas e marketing cujo objetivo seria focar melhor na venda de software na nuvem e nas áreas voltadas para o mercado de PMEs, inclusive em suas subsidiárias em vários países. Os executivos são Judson Althoff e Jean-Philippe Courtois recentemente nomeados para encarregados das divisões de vendas e marketing da Microsoft logo após a saída do COO, Kevin Turner.
Althoff, por exemplo, tem tornado publicas as suas críticas às abordagens de vendas anteriores, e está interessado em fazer do Azure uma parte central do foco.