De acordo com uma nova pesquisa global, desenvolvida pela Business Performance Innovation (BPI) Network, em parceria com a A10 Networks, os provedores de serviços móveis estão antecipando oportunidades significativas de receita com a implementação de redes 5G de alta velocidade e uma série de novos casos de uso de IoT, mas eles também acreditam que a segurança deverá ser aprimorada para implementar a solução.
O estudo "Protegendo o futuro de um mundo inteligente", demonstra que as operadoras estão se movendo decisivamente para a comercialização de 5G e que a segurança é uma das principais preocupações.
Das operadoras pesquisadas, 67% implementarão suas primeiras redes comerciais 5G em 18 meses e outros 20% em dois anos.
A maior parte delas, ou 94%, esperam crescimento no tráfego de rede, dispositivos conectados e casos de uso de IoT de missão crítica para aumentar significativamente as preocupações de segurança e confiabilidade de redes 5G.
Para 79% das entrevistadas, o 5G é algo a ser considerado nos atuais investimentos em segurança. "As operadoras de comunicações móveis antecipam oportunidades de receita significativas e novos casos de uso interessantes à medida que avançam com suas implementações 5G. No entanto, a indústria também reconhece que o 5G aumentará drasticamente as apostas para garantir a segurança e confiabilidade dessas redes", disse Gunter Reiss, vice-presidente da A10 Networks. "Novas aplicações de missão crítica, como veículos autônomos, cidades inteligentes e monitoramento remoto de pacientes, tornarão a confiabilidade da rede vital para a segurança de pessoas e empresas. Enquanto isso, aumentos dramáticos nas taxas de tráfego e dispositivos conectados expandirão significativamente a superfície de ataque e a escala para criminosos cibernéticos".
As operadoras ainda têm uma quantidade significativa de trabalho pela frente para fortalecer suas redes para a chegada do 5G. Por exemplo, enquanto mais de 80% dos entrevistados de operadoras de telefonia móvel dizem que precisarão atualizar os firewalls Gi / SGi no núcleo de suas redes, apenas 11% concluíram a implementação de novos firewalls Gi / SGi.
Novas oportunidades de receita e casos de utilização
Realizar todo o potencial de redes 5G em grande escala exige grandes investimentos das operadoras – e o retorno desses gastos é uma questão crucial para o segmento de telecomunicações. As operadoras veem oportunidades significativas para aumentar as receitas e inovar em novos modelos de negócios.
Os três principais benefícios derivados do 5G:
67% – Crescimento geral no mercado móvel
59% – Melhor atendimento ao cliente e satisfação
43% – A criação de novos modelos de negócios habilitados para 5G
Principais drivers para 5G:
60% – Cidades inteligentes.
48% – Automação industrial e manufatura inteligente.
39% – Conectividade de alta velocidade.
37% – Fixo (sem fio).
35% – Veículos conectados.
Avaliação das necessidades de segurança 5G
Dentre as principais preocupações está a segurança da rede central e a proteção contra DDoS.
63% – A proteção avançada contra DDoS é o recurso de segurança mais importante necessário para redes 5G.
98% dos pesquisados disse que a segurança da rede principal ou era muito importante (72%) ou importante (26%) em build-outs 5G.
79% possui ou irá atualizar o seu Gi / SGI firewall.
73% possui ou irá atualizar seu firewall.
"Operadoras compreendem a importância de atualizar a segurança em um mundo mais conectado e mais inteligente", continuou Reiss. "Agora é hora de tomar uma ação decisiva. As operadoras precisam avançar agressivamente com seus planos de atualizar a proteção contra DDoS e consolidar os serviços de segurança no centro e no limite de suas redes para atender às preocupações crescentes. As soluções de segurança 5G da A10 Networks, incluindo firewall Gi / SGi, firewall GTP e proteção DDoS baseada em IA, permitem que as operadoras protejam e escalem suas redes contra a enorme ameaça cibernética que vem com o 5G."
Metodologia da Pesquisa
Em parceria com a A10 Networks, a Business Performance Innovation (BPI) Network realizou uma pesquisa global de provedores de serviços de comunicações para entender as intenções, prioridades e preocupações do setor sobre o 5G. O estudo inclui uma pesquisa de 145 líderes de TI e negócios em provedores de serviços de comunicação globalmente.