Consciente da importância da pauta da diversidade no mundo corporativo, a Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), está liderando uma mudança gradativa de cultura na companhia para garantir o acesso de profissionais mais diversos aos seus postos de trabalho, abrangendo todas as áreas da empresa. Denominado Plural, o projeto vem sendo implementado há dois anos e tem como foco inicial a abordagem de gênero, uma vez que as áreas de telecomunicações e tecnologia são formadas predominantemente por homens.
O objetivo da empresa nessa jornada é contribuir para que a cada dia mais mulheres possam acessar todas as funções, inclusive técnicas, assim como os cargos de liderança e gestão. Segundo Valéria Motta, vice-presidente de recursos humanos da Hughes do Brasil, o processo de implementação do Plural está sendo desenvolvido para que a transformação da cultura seja genuína, construída com base num movimento de conscientização sobre as estruturas, estereótipos e comportamentos limitantes à presença e expressão das mulheres no ambiente de trabalho, bem como a importância de ações afirmativas que promovam mudança, atualmente em ampla discussão no mercado. "Pretendemos alinhar a empresa ao debate de diversidade de gênero no ambiente corporativo, adotando ações concretas para nos transformar numa porta de entrada para as profissionais que querem atuar no nosso segmento", destaca Valéria.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, ano anterior à eclosão da pandemia, as mulheres representavam apenas 21,6% das matrículas de graduação de engenharia e áreas correlatas, que estão entre os principais cursos de maior formação de profissionais para o setor. No caso dos cursos de computação e Tecnologia da Informação, o percentual era ainda mais baixo, cerca de 13%.
De maneira concreta, o Plural tem adotado como estratégia a estruturação de treinamentos específicos e contratação de mulheres, de forma a garantir que a presença delas na companhia aumente cada vez mais e em todos os níveis. "Outra inciativa envolve a demanda, para as agências de recrutamento parceiras, de apresentar à Hughes do Brasil a mesma quantidade de homens e mulheres com a mesma capacitação", diz a executiva. O programa de estágio de 2023 e 2024 também deve incluir essa prioridade.
A fim de sinalizar a relevância da pauta de diversidade de gênero para a estratégia corporativa da Hughes do Brasil, o pontapé inicial do Plural envolveu o alto escalão da empresa, além de rodas de conversas, lives, treinamentos e encontros com executivos dos níveis de diretoria e gerenciais para tratar abertamente dessas questões. "A ideia, nessa primeira fase, foi sensibilizar as pessoas chave da organização para a importância dessa iniciativa, o que reforça o compromisso de mudança cultural sólida e de longo prazo", explica.
Indispensável num programa de diversidade de gênero, um olhar mais amplo sobre as mudanças na sociedade nas últimas décadas também faz parte da ação da Hughes do Brasil nesse sentido. Para isso, a empresa conta com a parceria de Vera Regina Meinhard, consultora especializada no tema, com ampla vivência como executiva e certificada no Insead Gender Diversity Programme, da Franc?a. Autora do livro Vamos Voar Juntas?, Vera Regina Meinhard tem levado para a Hughes do Brasil uma abordagem que inclui uma perspectiva cultural, autoconhecimento através da identificação de comportamentos e crenças limitantes — tanto de homens quanto de mulheres — sobre o papel e o potencial das mulheres na sociedade em geral e no ambiente de trabalho.
"O que me move na vida é propósito, e trabalhar com a Hughes do Brasil no desenho deste programa é muito motivante, sinto uma verdadeira intenção de fazer a diferença na questão da inclusão e acolhimento. Estamos fazendo um trabalho de profundidade para provocar a consciência sobre a construção social sexista e praticar a igualdade de gênero como vetor de sucesso na companhia", comenta Vera.
Vieses, estruturas e padrões fazem parte dessa visão que a consultora propõe discutir no âmbito do programa Plural, pontos essenciais para a Hughes do Brasil remodelar, ao longo do tempo, sua cultura corporativa e passar a ser um efetivo instrumento de inserção e acolhimento de profissionais mulheres.