A Inteligência Artificial Generativa (IAG) oferece benefícios notáveis ao ambiente de trabalho, automatizando tarefas repetitivas e liberando os profissionais para atividades estratégicas e complexas. Estimativas indicam que o mercado de Inteligência Artificial Generativa deverá crescer entre 20% e 34%, podendo alcançar US$ 30,4 bilhões até 2028. Os investimentos nesse campo têm sido expressivos, refletindo a confiança nessa área em expansão, cujos destaques envolvem a ampliação no uso de chatbots e de sistemas automatizados, capazes de gerar maior valor agregado para as empresas e de apoiar a produtividade de colaboradores em diversos setores.
O aprimoramento da experiência dos clientes é um dos principais benefícios que esta tecnologia pode levar aos negócios. Com a capacidade de ser integrada a chatbots e assistentes virtuais para que se tornem altamente interativos e personalizados, a tecnologia possibilita que as empresas ofereçam suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a consultas dos clientes e até mesmo realizando transações de forma automatizada e eficiente, sem a necessidade de atuação humana. Essas soluções são capazes de compreender e responder a perguntas dos clientes de maneira precisa e natural, proporcionando uma experiência exclusiva e agradável.
Isso porque os chatbots alimentados por Inteligência Artificial Generativa conseguem aprender com interações anteriores, adaptando-se às preferências e necessidades individuais dos clientes ao longo do tempo. Com isso, o resultado é um atendimento mais ágil e efetivo, no qual os consumidores se sentem compreendidos e bem atendidos. Ao automatizar processos de atendimento, as empresas podem lidar com um volume maior de solicitações, garantindo uma resposta rápida e consistente para cada demanda, independentemente da complexidade, do horário ou equipe disponível.
A capacidade da Inteligência Artificial Generativa de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões ocultos é um dos principais diferenciais para os profissionais no ambiente de trabalho. Ao dominar o ChatGPT, a IAG mais falada do momento, as equipes têm uma vantagem significativa na interpretação de informações complexas e na tomada de decisões embasadas em dados. Isso pode apoiar profissionais dos mais variados setores, como saúde, varejo e bens de consumo.
Em uma era na qual os dados são considerados o "novo petróleo", a Inteligência Artificial Generativa oferece insights valiosos que podem orientar estratégias e decisões importantes para as empresas, com base em informações precisas e detalhadas. Análises de dados, históricos de vendas, fatores sazonais, tendências de mercado e outras informações relevantes para prever a demanda futura de produtos ou serviços apoiam colaboradores na tomada de decisões estratégicas para os negócios. Com base nessas previsões, as empresas podem ajustar seus níveis de estoque e planejar suas operações de forma mais eficiente, evitando excesso ou falta de produtos.
Ao analisar dados de vendas, pode-se identificar tendências e padrões de comportamento do consumidor, auxiliando no desenvolvimento de campanhas de marketing mais efetivas e na criação de ofertas personalizadas. A inovação ainda pode ser aplicada em áreas como finanças e investimentos, nas quais a análise de dados é fundamental para decisões estratégicas. Ao analisar indicadores econômicos, informações financeiras e históricos, é possível orientar investimentos, identificar riscos e otimizar a gestão financeira. Na saúde, a tecnologia pode apoiar médicos no diagnóstico mais rápido e preciso, usando como base o histórico de dados de diversos casos. Além disso, pode prestar auxílio a pacientes em triagem preliminares de sintomas e fornecer orientações de autocuidado, agindo como um alicerce adicional para a relação entre médicos e pacientes.
Esses programas superinteligentes oferecem eficiência e visão de mercado baseados em dados, que também estimulam a inovação nas equipes. O ChatGPT e outras ferramentas inteligentes são capazes de apoiar na geração de ideias, auxiliar no processo de design e desenvolvimento de produtos e serviços, otimizando os processos empresariais, identificando gargalos e propondo melhorias.
A colaboração entre humanos e a Inteligência Artificial Generativa impulsionam a criatividade e a inovação. Ao explorar sua capacidade, os profissionais podem expandir seus horizontes para novas abordagens e novos projetos digitais. Portanto, a tecnologia não deve ser temida. ChatGPT e similares têm o potencial de transformar o mercado de trabalho, mas não necessariamente resultarão no fim de empregos. Como qualquer avanço tecnológico, eles podem automatizar determinadas tarefas e mudar a natureza de algumas funções, mas também são capazes de criar oportunidades, inclusive de trabalho, e novas áreas de atuação. Podemos dizer que um trabalhador não será substituído por Inteligência Artificial Generativa. Mas ele pode ser substituído por outro profissional que seja especializado nessa inovação.
Ao aprender sobre o ChatGPT e outras ferramentas do mesmo tipo, os profissionais estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado corporativo atual, aproveitando ao máximo as vantagens oferecidas por elas. Assim, o uso de IA tem o potencial de fornecer uma nova perspectiva para a forma como trabalhamos. Antes do que imaginamos, a Inteligência Artificial Generativa vai estar no centro das estratégias nos mais diversos setores. O desafio é não perder esse momento, pois quem não se preparar para atuar com a tecnologia, definitivamente estará fora do mercado nos próximos anos.
Sandra Maura, CEO da TOPMIND.